casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Equitação de bicicleta e câncer de próstata

O câncer de próstata começa em sua próstata, uma estrutura do tamanho de uma noz que faz parte do sistema reprodutor masculino. O câncer de próstata é a terceira causa mais comum de morte por câncer em homens de todas as idades, mas raramente é encontrado em homens com menos de 40 anos de idade. Andar de bicicleta regular não causa câncer de próstata, e pode até reduzir o risco de desenvolvê-lo.

Andar de bicicleta

Triagem para níveis elevados de antígeno específico da próstata, ou PSA, é usado para detectar câncer de próstata . O Dr. H. Ballentine Carter, urologista da Escola de Medicina Johns Hopkins, relata que ciclistas de longa distância não apresentam traumas de próstata que podem aumentar os níveis de PSA. Dr. Martin Resnick, MD, também relata que um equívoco comum é que Lance Armstrong, 7 vezes vencedor do Tour de France, teve câncer de próstata causado pelo ciclismo. Dr. Resnick afirma que isso não é verdade, e que Armstrong tinha câncer testicular, outro tipo de câncer não relacionado ao ciclismo.

Fatores de Risco

A falta de exercício e comer uma dieta rica em gordura são dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata que você pode controlar. Outros fatores de risco incluem sua idade, raça, genética e histórico familiar. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 55 anos e que os afro-americanos têm um risco maior de desenvolvê-lo do que os caucasianos. Além disso, ter um irmão com câncer de próstata pode aumentar seu risco de desenvolver câncer de próstata em 4,5 vezes.

Prevenção

Homens que fazem mais exercícios têm menor incidência de câncer de próstata quando comparados com homens que recebem pouco ou nenhum exercício, relata MayoClinic.com. Exercício na maioria dos dias da semana pode ajudá-lo a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata. Andar de bicicleta é uma excelente forma de exercício e não aumentará o risco de câncer de próstata. Outras maneiras de reduzir o risco de câncer de próstata são permanecer em um peso saudável e comer uma dieta saudável e balanceada, que inclui muitas frutas, verduras e alimentos integrais.

Triagem

Dois testes são usado para a detecção precoce do câncer de próstata. Um é um exame retal digital e o outro é um teste de PSA. O exame retal digital é feito pelo seu médico sentindo por inchaços anormais na sua próstata. O teste de PSA mede seus níveis de PSA e níveis elevados podem indicar a necessidade de mais testes. Com base na triagem da próstata, o médico discutirá mais exames, como uma biópsia ou ultrassonografia, se necessário.

Recomendações

A American Cancer Society recomenda conversar com seu médico sobre os prós e contras de sendo rastreado para câncer de próstata. Se você está em alto risco para desenvolver câncer de próstata, deve começar a conversar com seu médico sobre suas opções a partir dos 40 anos. Para obter os benefícios associados ao exercício, incluindo a redução do risco de câncer de próstata e outros tipos de câncer, de Medicina Esportiva recomenda pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos em quatro ou mais dias por semana.