casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Luteína versus Astaxantina

Os fitoquímicos são potentes compostos antioxidantes encontrados em plantas que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos. Tanto a luteína como a astaxantina são fitoquímicos que pertencem a um grupo de substâncias chamadas carotenóides, que inclui licopeno, beta-caroteno e zeaxantina. A luteína e a astaxantina são encontradas naturalmente em certos alimentos e vendidas como suplementos dietéticos para uma variedade de propósitos semelhantes e separados de promoção da saúde. Como sempre, converse com seu médico antes de tomar suplementos de luteína ou astaxantina.

Fundamentos de luteína

A luteína é encontrada naturalmente em alimentos como gema de ovo, milho, couve, espinafre, abóbora, verduras crucíferas, verde. feijão e frutas amarelas /laranja. A luteína é um potente antioxidante, que ajuda a evitar danos induzidos por radicais livres nas células e no DNA. A pesquisa preliminar sugere que a luteína, combinada com outros antioxidantes, como vitaminas A, E e zeaxantina, pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e outras formas de demência em idosos.

Luteína Benefícios

A luteína é talvez mais conhecida por sua capacidade de apoiar a saúde ocular e melhorar a acuidade visual, e supostamente ajuda a prevenir e tratar a catarata e a degeneração macular. De acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, a luteína também é usada para ajudar a prevenir e tratar o câncer. Pensa-se ser particularmente benéfico para a prevenção e tratamento do cancro da bexiga e do cólon, bem como do carcinoma das células renais. Diz-se que a luteína também promove a saúde cardiovascular e previne doenças cardíacas; aumentar a massa óssea em mulheres na perimenopausa; e prevenir e tratar a aterosclerose. Mais pesquisas são necessárias para confirmar a eficácia da luteína para esses fins, no entanto.

Astaxantina Noções básicas

A astaxantina vem de Haematococcus pluvialis, que é um tipo de microalgas vermelhas escuras. Os suplementos de astaxantina são fabricados a partir das microalgas. Devido ao fato de que os animais marinhos crustáceos comem as algas Haematococcus, a astaxantina também é encontrada naturalmente em frutos do mar crustáceos, e é o fitoquímico que é responsável pela pigmentação rosa-vermelha de salmão e camarão. A astaxantina é um potente antioxidante, e é considerada 100 vezes mais eficaz do que a vitamina E na prevenção de danos induzidos por radicais livres nas células do corpo e no DNA. Além disso, a astaxantina parece funcionar sinergicamente com outros antioxidantes e ajuda a melhorar a sua actividade e eficácia.

Astaxantina Benefícios

A astaxantina é por vezes referido como "protetor solar da natureza", porque os carotenóides ajudam a proteger contra os danos UVA causada pelo sol. Semelhante à luteína, a astaxantina tem a finalidade de ajudar a prevenir e tratar a aterosclerose, câncer, catarata e lesões oculares. Outros usos supostos para os suplementos de astaxantina incluem aumento da força e resistência, menor pressão alta, redução do risco de acidente vascular cerebral, proteção contra danos ao cérebro e sistema nervoso, retardou a progressão do diabetes e reduziu o estresse. Também ajuda úlceras gástricas e síndrome do túnel do carpo, de acordo com o website Vitamins & "Health Supplements Guide.", 3, [[Esses usos são baseados principalmente em evidências não científicas e não científicas, no entanto, e mais pesquisas são necessárias para confirmar essas afirmações.

Luteína, astaxantina e saúde da pele

Devido às propriedades antioxidantes da luteína e da astaxantina, ambas Carotenóides são supostamente para promover a saúde da pele. NaturalNews.com afirma que a astaxantina ajuda a manter as pessoas que parecem jovens de dentro para fora, aumentando a elasticidade da pele e diminuindo as linhas finas e rugas. A luteína também ajuda a reduzir a inflamação e a promover a saúde da pele, e pode ser particularmente benéfica para o tratamento de doenças inflamatórias da pele, como a acne.

, , ] ]