casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Benefícios da cúrcuma na artrite

Cúrcuma é uma erva perene pertencente à família do gengibre. A curcumina, o pigmento amarelo da cúrcuma, é usada para fins medicinais em medicina chinesa e ayurvédica para condições, tais como condições digestivas e hepáticas, dificuldades menstruais, doenças de pele, dor de dente e para vários tipos de artrite. A pesquisa descobriu que a cúrcuma pode diminuir a dor e o inchaço, aumentar a mobilidade das articulações e prevenir a perda óssea, o que pode beneficiar os indivíduos que sofrem de artrite. Consulte o seu médico antes de começar a tomar cúrcuma para a sua artrite.

Osteoartrite

Açafrão ajuda as pessoas que sofrem de osteoartrite, agindo como um analgésico, aumentando a mobilidade na articulação e reduzindo a rigidez. Um estudo realizado por pesquisadores italianos relatados no site Medical News Today mostrou que um extrato à base de curcumina é um suplemento seguro e eficaz para a osteoartrite. Após 90 dias de uso diário deste extrato, em comparação com o grupo controle, os indivíduos manifestaram uma diminuição de 58% na dor nas articulações, rigidez e melhora na funcionalidade das articulações, medida pelo índice Western Ontario e McMaster Universities Arthritis Index (WOMAC). Indivíduos usando este suplemento tiveram a capacidade de reduzir o uso de drogas antiinflamatórias não esteroidais em 63 por cento em comparação com indivíduos que seguiram o tratamento convencional sozinho. As propriedades antiinflamatórias do extrato de cúrcuma foram refletidas pelos exames de sangue, com uma diminuição de 16 vezes na proteína C-reativa, um marcador de inflamação. Os aspectos sociais e emocionais dos participantes também foram melhorados, com uma melhoria de 300 por cento na sua pontuação do Índice Social e Emocional.

A artrite reumatóide

Açafrão pode ajudar a prevenir doenças, como artrite reumatóide e osteoporose, de acordo com pesquisadores da Universidade do Arizona College of Medicine. Um estudo, conduzido por Janet L. Funk, M.D., e associados, foi projetado para testar se a cúrcuma funciona como um suplemento anti-artrítico e, em caso afirmativo, seu mecanismo de ação, de acordo com os resultados do estudo publicado no Medical News Today. Durante o estudo, os cientistas descobriram que o extrato curcuminoide da cúrcuma impede que uma proteína chamada fator NF-KB seja ativada na articulação. Quando ativado, o fator NF-KB causa inflamação e destruição do tecido articular. Os pesquisadores observaram que, basicamente, o suplemento açafrão-da-índia tem um mecanismo similar de ação de drogas convencionais anti-artríticas, que também têm como alvo a proteína NF-KB. Os pesquisadores concluíram que mais estudos são encorajados a entender melhor a eficácia da cúrcuma, não apenas para pacientes com artrite, mas também para indivíduos que sofrem de outras condições inflamatórias, como esclerose múltipla ou doença inflamatória intestinal. > A curcumina é também conhecida como um poderoso antioxidante. Antioxidantes ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres. A exposição à radiação, a poluição ambiental e uma dieta rica em alimentos fritos e processados ​​aumentam para a formação de radicais livres no organismo. Os radicais livres causam danos celulares e comprometimento do sistema imunológico que levam a infecções, doenças degenerativas e câncer. Assim, antioxidantes como a curcumina desempenham um papel fundamental em todas as formas de artrite e também podem ajudar a preveni-los.

Considerações

Um profissional médico qualificado deve ser consultado ao considerar a suplementação com açafrão, pois pode interagir com outras ervas, suplementos e drogas convencionais.