casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Por que os bebês não devem comer manteiga de amendoim?

A manteiga de amendoim é um alimento nutricionalmente denso que é popular por sua textura, sabor e adaptabilidade a uma variedade de pratos. Apesar de ser uma maneira saudável de adicionar proteínas diárias, vitaminas e minerais à sua dieta, comer manteiga de amendoim não está livre de perigos potenciais. Devido a seus sistemas digestivos pouco desenvolvidos e ao potencial de ter alergias não detectadas, os bebês podem ser particularmente suscetíveis aos perigos potenciais da manteiga de amendoim.

Choking

Além de seu sabor e benefícios nutricionais, manteiga de amendoim deve muito de sua popularidade à sua textura grossa e pegajosa. Enquanto crianças mais velhas podem apreciar este aspecto da manteiga de amendoim, bebês e crianças com menos de 2 anos de idade podem ter dificuldades em lidar com a manteiga de amendoim por causa de sua textura. Devido às dificuldades associadas à ingestão de manteiga de amendoim, pode representar um risco de asfixia para bebês e crianças pequenas. Em vez de dar ao seu filho grandes quantidades de manteiga de amendoim, misture pequenas quantidades com molho de maçã para facilitar a digestão ea ingestão.

Alergias

Se você tem um histórico familiar de amendoim ou outras alergias alimentares, seu bebê pode ser sensível à manteiga de amendoim. Para estar no lado seguro, determine se seu filho é alérgico antes de introduzir a manteiga de amendoim em sua dieta. Embora o teste de alergia possa ser realizado em bebês de até 4 meses, esses testes são difíceis de realizar e um pouco imprecisos em idades tão precoces. Uma combinação de testes de alergia e monitoramento das reações do seu filho ao amendoim pode ajudá-lo a determinar se e quando ele pode receber manteiga de amendoim. Mesmo se o seu filho não apresentar sintomas de alergia alimentar , expondo-a a manteiga de amendoim pode ser perigoso antes de seu primeiro aniversário. Enquanto pequenas quantidades de produtos de amendoim podem não ser problemáticas, uma equipe liderada por Adam Fox, do King's College, em Londres, descobriu que grandes quantidades podem contribuir para o desenvolvimento de uma alergia ao amendoim. Em seu estudo de 2009, esses pesquisadores descobriram que filhos de famílias que consomem muitos produtos de amendoim, particularmente manteiga de amendoim, têm mais probabilidade de desenvolver alergia a amendoim em seu primeiro ano de vida do que outras crianças.

As reações alérgicas em crianças pequenas podem variar de leves a graves, com reações comuns, incluindo erupções cutâneas e problemas respiratórios. Os alérgenos no amendoim são muito potentes e podem desencadear reações alérgicas em bebês quando tocados, comidos diretamente ou consumidos indiretamente através do leite materno da mãe depois que ela come produtos de amendoim.

Apesar do risco de reação alérgica, recomendações para quando o seu criança pode ter manteiga de amendoim tornaram-se menos rigorosa nos últimos anos. Com base em uma revisão de 2008 da pesquisa sobre alergias alimentares em bebês, uma equipe liderada pelo Dr. Frank Greer, da Academia Americana de Pediatria, recomenda que a manteiga de amendoim seja segura após os 6 meses de idade. Devido às dificuldades associadas à deglutição em idades tão jovens, no entanto, ainda é considerado um risco de asfixia para crianças menores de 2 anos de idade.