casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quatro fases da artrite

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória vitalícia que pode afetar todas as partes do corpo, embora normalmente afeta os tornozelos, joelhos, pulsos e dedos em ambos os lados do corpo. Os sintomas desta condição são febre, fraqueza, inchaço, dor e deterioração das articulações afetadas. Também envolve períodos de surtos imprevisíveis e remissão parcial. O livro "Straight A's na fisiopatologia" explica que a artrite reumatóide progride em quatro fases.

Fase 1

A primeira fase da artrite reumatóide é caracterizada por uma condição chamada sinovite. Não há danos graves nesta fase, mas o revestimento sinovial, o revestimento da articulação, incha. Como resultado, os pacientes sentem dor, vermelhidão, calor, rigidez e inflamação ao redor das articulações afetadas. "Imaging of the Head and Neck", de Mahmood F. Mafee, Galdino E. Valvassori e Minerva Becker, diz que a osteoporose é vista no primeiro estágio da artrite reumatóide. Raios-X também podem revelar sinais de tecidos moles inchados na articulação.

Estágio 2

O segundo estágio da artrite reumatóide envolve o espessamento do revestimento sinovial ou sinovial. Isso acontece quando as células da sinóvia crescem e se dividem a uma taxa acelerada. Como o sinóvio cresce, cobre a cartilagem e pode eventualmente destruir a cápsula articular e osso.

Estágio 3

O dano causado no estágio 3 da artrite reumatóide é bastante grave. As células inflamadas do sinovium liberam enzimas que podem digerir o osso e a cartilagem na articulação. Isso causa deformidades, perda de movimento, luxações parciais, perda de massa muscular e dor na articulação. Neste ponto, raios-X mostrará perda grave de cartilagem e erosão em torno das bordas da articulação. Estágio 4

Estágio 4 artrite reumatóide é o estágio final da doença. O processo inflamatório começa a diminuir, a articulação se torna menos funcional e pode se tornar totalmente imóvel. "Teste de Exercício e Prescrição de Exercício para Casos Especiais: Base Teórica e Aplicação Clínica", de James S. Skinner, diz que nesta etapa, mudanças das etapas anteriores são observadas. "Fisioterapia em ortopedia: uma abordagem de resolução de problemas", por Karen Atkinson, Fiona Coutts e Anne-Marie Hassenkamp, ​​explica que a destruição da cartilagem irreversível ocorre nesta fase.