casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tratamento para artérias bloqueadas nas pernas

O tratamento de artérias bloqueadas nas pernas, ou doença arterial periférica, envolverá consultar um médico para avaliar o grau de obstrução e os sintomas que o paciente está sentindo. De acordo com a VascularWeb, o médico primeiro fará testes para determinar a quantidade de circulação (fluxo sangüíneo) que as pernas estão recebendo e quanto, se houver, algum dano ocorreu. Os resultados desses exames iniciais orientarão o médico no tratamento do paciente. O tratamento irá variar de acordo com a gravidade do bloqueio, diminuição da circulação e sintomas que o paciente apresenta.

Mudanças no estilo de vida

De acordo com VascularWeb, a detecção precoce da doença arterial periférica pode significar intervenção mínima é necessária pelo médico. Captura da doença no início permite que o paciente aplique as mudanças de estilo de vida necessárias para evitar mais progressão. Mudanças de estilo de vida sugeridas pela VascularWeb incluem controlar o açúcar no sangue se for diabético, baixar o colesterol alto, baixar a pressão arterial, parar de fumar, comer uma dieta com baixo teor de gordura e colesterol, manter seu peso ideal e se exercitar regularmente. Caminhar por 30 minutos três vezes por semana pode ser sugerido pelo seu médico para diminuir os sintomas.

Medicação

A medicação pode ser sugerida por um médico, especialmente se o paciente tem outras condições que contribuem para a formação de bloqueio em as artérias das pernas. VascularWeb afirma que esses medicamentos podem ajudar a diminuir o colesterol, a pressão arterial ou o açúcar no sangue. Diluente de sangue ou medicamentos de prevenção de coágulos sanguíneos também podem ser adicionados ao programa de tratamento.

Angioplastia e Stenting

Os Manuais Merck Home Edition para Pacientes e Cuidadores afirmam que a angioplastia às vezes será realizada para adiar ou prevenir cirurgia. A angioplastia é um procedimento no qual um cateter (tubo pequeno) é colocado dentro da artéria restrita e um balão na ponta do cateter é inflado na área do bloqueio para ajudar a alargar o interior da artéria. O médico pode optar por deixar um stent (malha de arame) na artéria para garantir que a área permaneça aberta.

Cirurgia de Bypass Cirurgia de bypass, como descrito pela VascularWeb, faz uma rota alternativa ao redor da área de bloqueio . Um cirurgião usará uma veia desbloqueada do paciente ou um produto sintético (criado pelo homem) para criar esse desvio. O cirurgião anexa a veia adicional acima e abaixo da área que está obstruída, criando uma nova passagem para o fluxo sanguíneo. Endarterectomia

Endarterectomia, como definido pela VascularWeb, é uma maneira de um cirurgião limpar a artéria de placa (bloqueio). Uma incisão é feita na perna e na artéria que contém o bloqueio. O bloqueio é removido e as incisões são fechadas. De acordo com VascularWeb, a eficácia de uma endarterectomia varia dependendo da localização e quantidade de bloqueio.

Amputação

A amputação é usada em casos graves, como gangrena (tecido morto), quando o dano já está além reparar. De acordo com VascularWeb, a amputação é um procedimento de último recurso e os cirurgiões só irão realizá-lo quando o fluxo sanguíneo não puder ser aumentado por qualquer outro meio. A VascularWeb afirma que “mais de 90% dos pacientes com gangrena observados por especialistas vasculares podem evitar a amputação ou limitá-la a uma pequena porção do pé ou dos dedos”.