casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são as causas de coágulos sanguíneos nas pernas?

Os coágulos sanguíneos ocorrem quando o sangue endurece de um líquido para um sólido. Um coágulo de sangue que se forma dentro de um vaso sanguíneo e permanece lá é chamado de trombo. A trombose venosa profunda, ou TVP, geralmente ocorre nas veias da perna. Muitos fatores podem aumentar o risco de desenvolver coágulos sanguíneos nas pernas, especialmente se vários fatores de risco ocorrerem ao mesmo tempo.

Vein Damage

De acordo com o National Heart Lung and Blood Institute, um coágulo sanguíneo pode formar nas pernas se ocorrer dano ao revestimento interno da veia. O dano pode resultar de cirurgia, ferimentos graves, inflamação ou uma resposta imune. Lesão ou cirurgia nas veias pode retardar o fluxo sangüíneo, aumentando o risco de coágulos sanguíneos.

Os anestésicos gerais usados durante a cirurgia podem alargar as veias, o que aumenta o risco de acumulação de sangue e depois coagulação, relata MayoClinic.com.

Fluxo sangüíneo lento

Coágulos sanguíneos podem se formar nas pernas devido à falta de movimento. A inatividade por um longo período de tempo pode causar um fluxo sanguíneo lento ou lento, observa o National Heart Lung and Blood Institute. Sessões prolongadas, paralisia e recuperação na cama após a cirurgia fazem com que as pernas permaneçam imóveis. O sangue não circula nas pernas porque os músculos da panturrilha não estão se contraindo. Falta de circulação provoca coágulos sanguíneos para desenvolver, relata MayoClinic.com.

Gravidez

Uma gravidez, ou recentemente dar à luz pode causar coágulos de sangue para formar nas pernas, relata FamilyDoctor.org. Gravidez aumenta a pressão nas veias da pélvis e pernas. O risco de coágulos sanguíneos durante a gravidez pode continuar por até seis semanas após a entrega de um bebê, relata MayoClinic.com.

Pessoas com insuficiência cardíaca podem desenvolver coágulos sanguíneos nas pernas porque um coração danificado não bombeia sangue tão eficazmente quanto um coração normal. A Clínica Mayo aconselha que o fluxo inadequado de sangue para as pernas aumenta a chance de que o sangue se acumule e coagule.

Câncer

Segundo a Clínica Mayo, algumas formas de câncer podem aumentar a quantidade de substâncias no sangue Isso faz com que o sangue coagule. O tratamento do câncer também aumenta o risco de coágulos sangüíneos.

Certas condições hereditárias fazem com que o sangue fique mais espesso do que o normal, aumentando a tendência do sangue a coagular, afirma o National Heart Lung and Blood Institute. MayoClinic.com relata que algumas doenças hereditárias podem não causar problemas a menos que sejam combinadas com um ou mais fatores de risco. Outros fatores de risco

Outros fatores de risco que causam a coagulação do sangue incluem tomar pílulas anticoncepcionais ou hormônios substituição; história familiar de coágulos sanguíneos; fumar; e estar com sobrepeso ou obesidade, observa a Mayo Clinic.

, , ] ]