casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Razões para o edema bilateral do tornozelo

Edema representa o vazamento de líquido dos vasos sanguíneos e linfáticos para os tecidos moles. Aumento da água corporal total, fluxo reduzido através dos vasos, alterações na química do sangue, inflamação e fatores posicionais podem contribuir para o vazamento de líquido para os tecidos. Os pés e os tornozelos são particularmente suscetíveis ao edema, porque a gravidade promove o acúmulo de fluidos nessas áreas do corpo.

Sentar-se prolongadamente ou ficar de pé

A atividade muscular nas pernas ajuda a impulsionar o sangue e o fluido linfático para cima e para fora do corpo. pernas. Prolongada de pé ou sentado pode causar um acúmulo de líquido dentro da parte inferior das pernas, devido à gravidade e diminuição da ação propulsora dos músculos da perna. A sessão prolongada durante o transporte aéreo, ferroviário ou automóvel pode causar um importante edema bilateral do tornozelo. Da mesma forma, as pessoas que precisam permanecer em uma posição bastante estacionária durante o dia de trabalho podem experimentar episódios repetidos de edema no tornozelo. O edema posicional geralmente se resolve após uma noite de sono. Deitado aumenta a reabsorção de líquido dos tecidos de volta para a circulação.

Gravidez

O volume total de líquido na circulação aumenta em aproximadamente 50 por cento durante a gravidez. O aumento do fluido provoca edema leve em todo o corpo. As forças gravitacionais aumentam essa adaptação natural da gravidez, muitas vezes causando um inchaço perceptível nos pés e tornozelos. O edema da extremidade inferior é particularmente pronunciado no final da gravidez, quando o útero aumentado comprime os vasos venosos e linfáticos na pelve e no abdome. Enquanto edema de tornozelo bilateral prova comum durante a gravidez, o aparecimento súbito de edema marcado pode sinalizar o aparecimento de pré-eclâmpsia, uma complicação perigosa da gravidez. Obesidade A obesidade geralmente provoca edema bilateral marcado pé e tornozelo. Em um artigo de 2006 publicado em "Circulation", Paul Poirier e colegas relatam que a sobrecarga de líquidos linfáticos, a inatividade e as alterações relacionadas ao coração associadas à obesidade contribuem para o acúmulo de líquido nos tecidos moles das extremidades inferiores. Insuficiência

A insuficiência cardíaca comumente causa inchaço bilateral nos pés e tornozelos. Em um artigo de 2005 publicado em "American Family Physician", o Dr. James O'Brien e seus colegas explicam que a capacidade de bombeamento diminuída do coração vista com insuficiência cardíaca freqüentemente causa aumento da retenção de água pelos rins. O aumento da água corporal total precipita o edema. O tratamento com medicamentos diuréticos pode controlar esse sintoma em muitos pacientes com insuficiência cardíaca.

Insuficiência renal

A insuficiência renal aguda e crônica pode causar inchaço nas extremidades inferiores. A perda de proteína através dos rins danificados e a sobrecarga de água corporal total provocam o vazamento de líquido para os tecidos moles. Embora as forças gravitacionais tipicamente causem o inchaço mais acentuado nas extremidades inferiores, a insuficiência renal pode causar edema em todo o corpo. , , ] ]