casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | estresse |

Síndrome de Adaptação Geral

síndrome de adaptação geral (SAG ) se refere a um modelo proposto por Hans Selye que descreve os três estágios do corpo sofre durante períodos de estresse prolongado. As etapas do GAS incluem alarme, resistência e exaustão. Selye foi um dos primeiros a estudar a relação entre sofrimento psíquico e sintomas físicos. O stress

Quando aplicados ao corpo humano , o termo stress refere-se a resposta do corpo a exigências externas . Mais especificamente , este termo refere-se a uma variedade de mecanismos fisiológicos utilizados para tornar o indivíduo melhor equipados para responder a um perigo . Estes mecanismos podem ser essencial para a sobrevivência em momentos de perigo agudo , mas, como Selye observado, quando ativado durante um longo período de tempo, podem resultar em uma variedade de problemas físicos.
Alarme

Alarm é a resposta inicial do corpo a uma ameaça percebida e da primeira fase da síndrome de adaptação geral . Durante esta fase , o corpo começa a produção e liberação de vários hormônios que afetam o funcionamento do corpo e do cérebro . Estes processos aumentar a vigilância e conservação de energia , tornando o indivíduo mais bem equipados para responder a um perigo imediato .
Resistência

Durante a fase de resistência do GAS , o interno resposta ao estresse continua , mas os sintomas externos de excitação desaparecer à medida que o indivíduo tenta lidar com situações de estresse .
Exaustão

na fase final do GAS , a ativação prolongada do resposta ao estresse esgota os recursos do corpo , resultando em danos físicos permanentes ou morte.
stress e Saúde

Um aspecto da resposta ao estresse é a supressão do sistema imunológico , tornando o organismo mais suscetível a infecções e doenças. Problemas associados com o estresse crônico incluem úlceras, artrite reumatóide, asma e depressão.