casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | stress Management |

Modelo psicológico para Tratamento da Hipertensão

O desenvolvimento de hipertensão ou pressão arterial elevada definida como pressão arterial sistólica média de 140 mmHg (mmHg defende milímetros de mercúrio - as unidades padrão usadas para medir a pressão arterial ) ou superior , e /ou pressão arterial diastólica com média de 90 mmHg ou mais, tem sido associada a alguns fatores de estilo de vida , incluindo a má alimentação ea falta de exercício. A hipertensão também está correlacionado com certos fatores psicológicos , incluindo a raiva , estresse, ansiedade , depressão e outros estados emocionais negativos . O modelo psicológico para tratamento da hipertensão normalmente envolve um ou uma combinação dos seguintes componentes: biofeedback , treinamento autógeno , e /ou meditação. Biofeedback

O método de feedback biológico ou biofeedback, conforme definido pela Universidade de Maryland Medical Center, é uma técnica que treina as pessoas a melhorar sua saúde, controle de certos processos corporais que normalmente ocorrem involuntariamente , como o coração taxa e respiração. No tratamento de biofeedback para hipertensão, eletrodos ligados a níveis de pressão arterial medida da pele do paciente, enquanto um terapeuta biofeedback leva o paciente através de exercícios mentais. Por tentativa e erro , o paciente aprende a identificar as atividades mentais que resultam em menor pressão arterial . Biofeedback terapia para a hipertensão geralmente requer 20 sessões semanais antes que o paciente começa a ver os resultados.
Autogenic Formação

Treinamento autógeno é uma outra técnica utilizada no modelo psicológico para o tratamento de hipertensão , que, como biofeedback, ensina o paciente a sincronizar a mente eo corpo , para que o corpo vai relaxar em resposta a uma atividade mental específica. Treinamento autógeno consiste em seis exercícios padrão que fazem o corpo se sentir relaxado . Os pacientes aprendem esses exercícios , observando a manifestação de um professor ou lendo sobre eles em seu próprio país, então praticá-los sozinhos por alguns minutos , do dia várias vezes. De acordo com a WebMD , que normalmente leva de quatro a seis meses para dominar todos os seis exercícios.
Meditação

meditação também é uma ferramenta que pode ser usada para tratar pressão alta a partir de uma abordagem psicológica . Especificamente , meditação transcendentais ( TM ) é um tipo de meditação frequentemente utilizado no tratamento da hipertensão . TM envolve a repetição de uma palavra ou frase ( conhecido como um mantra ) , enquanto sentado confortavelmente com os olhos fechados. Essa prática enfatiza o relaxamento muscular , respiração profunda e um esforço concentrado para limpar a mente de pensamentos perturbadores . De acordo com a WebMD , TM pode ser praticado numa configuração orientada ou sozinho , e para alcançar um beneficio terapêutico , a maioria dos profissionais que sugerem ser praticado durante 20 minutos a uma hora , duas vezes por dia .
Eficácia treinamento Autógeno e biofeedback

Um estudo mostrou a eficácia de ambos treinamento autógeno e biofeedback na gestão de hipertensão, com ambas as terapias produzir resultados semelhantes. Em um estudo russo publicado na revista " Kardiologiia ", em 1986 , um grupo de 80 pacientes com hipertensão foram divididos em três grupos: um que praticava treinamento autógeno , outro usando biofeedback e um grupo controle sem tratamento . Um ano mais tarde , a diminuição da pressão arterial foi significativamente mais acentuada nos primeiros dois grupos , em comparação com os controles. Comparação da eficiência do treinamento autógeno e biofeedback não mostrou diferenças entre os dois métodos de tratamento.
Eficácia da Meditação e Biofeedback

Outro estudo mostra a eficácia de ambos meditação e biofeedback para reduzir a pressão arterial . O estudo também indicam que uma combinação das duas terapias podem proporcionar um maior benefício do que apenas um dos tratamentos . Em um estudo australiano publicado na " Psicofisiologia Aplicada e Biofeedback ", em 1982 , 21 pacientes com hipertensão foram divididos aleatoriamente em oito sessões de uma hora de qualquer treinamento de meditação , meditação , mais relaxamento auxiliado por biofeedback ou um grupo de controle sem tratamento . Quedas estatisticamente significativas na pressão arterial sistólica e diastólica ocorreu após ambos os programas de treinamento , embora a meditação mais biofeedback grupo quedas na pressão arterial diastólica registrados no início do programa do que a meditação só grupo.