casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Personagens literários com problemas mentais

Literatura oferece uma grande riqueza de personagens que illusrate doença mental em formas interessantes e originais . Embora os autores não pode sempre ter uma doença mental específica em mente ao criar um personagem, que muitas vezes esculpir sintomas que correspondem diferentes critérios de diagnóstico. Utilizando o DSM -IV- TR , o manual de diagnóstico usado por psicólogos e psiquiatras , você pode dar uma olhada em como os personagens ao longo da história literária têm retratado alguns diagnósticos nas principais categorias de doença mental. Transtornos depressivos

Depressão é uma das doenças mentais mais comuns . O Centro de Controle de Doenças estima que, em qualquer período de 2 semanas , 5,4 % dos americanos com 12 anos de idade e mais velhos experiência algum tipo de depressão. De acordo com o DSM - IV - TR , depressão maior ocorre quando um conjunto de sintomas que incluem , mas não se limitando a , desespero , impotência e tristeza crónica estão presentes todos os dias durante mais de duas semanas . Ao olhar para a depressão e literatura , é possível encontrar muitos exemplos de personagens deprimidos. Um exemplo claro está no caráter da margarida do romance de F. Scott Fitzgerald "The Great Gatsby ". Daisy parece viver sua vida em um estado de desamparo ; ela raramente toma decisões por conta própria e parece preso sob o ponto de vista opressivo das mulheres na década de 1920. Isto é ilustrado por seus pensamentos de sua filha pequena , quando ela diz : "Tudo bem ... eu estou feliz é uma menina E eu espero que ela seja idiota - . Essa é a melhor coisa que uma garota pode ser neste mundo , uma bela tolo pouco. " Essa declaração revela o sentimento de tristeza e falta de auto-eficácia que sustenta o caráter de Margarida ao longo do romance .
Transtornos Psicóticos

distúrbios psicóticos representam outra categoria principal de doença mental. Perturbações psicóticas incluem esquizofrenia , bem como psicoses menos comuns, tais como transtorno delirante e transtorno psicótico breve . De acordo com o DSM -IV- TR , psicose ocorre quando alucinações visuais ou auditivas estão presentes. Além disso , o pensamento muitas vezes se torna sem sentido e desorganizado. Alterações de humor , muitas vezes incluem apatia e um desejo de se retirar da sociedade. Ao longo da literatura , algumas personagens têm demonstrado tais características . Personagens de Shakespeare , em particular, tendem a ter uma relação solta com a realidade. Na tragédia de Shakespeare, " Hamlet ", o personagem principal sofre com delírios, alucinações visuais e paranóia. Em um ponto , ele conversa com o fantasma que parece segui-lo durante todo o jogo , dizendo: "O espírito que tenho visto pode ser o diabo, eo diabo tem poder ... da minha fraqueza e melancolia como ele é muito potente com espíritos , abusos para mim maldição. " Discurso de Hamlet é um exemplo de interação paradoxal com uma aberração e sugere, na melhor das hipóteses , um tênue sobre a realidade, como é visto em pacientes com psicose.

Personalidade Transtornos

Transtornos da Personalidade

representam outra área de doença mental que descreve a maneira como a pessoa existe no seu mundo. . Segundo o DSM -IV- TR , transtornos de personalidade são " , um padrão persistente de vivência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo Esse padrão é manifestado em duas (ou mais ) das seguintes áreas : (1 ) cognição (isto é, formas de perceber e interpretar a si mesmo, outras pessoas, e eventos ) , (2) afetividade (ou seja , a escala, intensidade , labilidade e adequação da resposta emocional) , (3) funcionamento interpessoal , e (4 ) impulso de controle. " Caracteres desordenada personalidade são galopante na literatura. Um interessante e divertido , o exemplo está em Scarlett O'Hara do romance de Margaret Mitchell, " E o Vento Levou ". Scarlett encarna um transtorno de personalidade em que ela é histriônico , egoísta e não tem uma visão para o seu próprio comportamento. Scarlett mostra isso no jeito que ela fere os homens e mulheres ao seu redor , a fim de servir a suas próprias necessidades .