casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Saúde Mental : Direito do Consumidor e Responsabilidades

Pessoas com deficiência em saúde mental em todo o mundo , historicamente, sofreram violações de direitos humanos de profissionais de saúde e instalações. Estes incluem a negação do consentimento informado ; perigosas , tratamentos forçados como eletrochoque ; " armazenagem " em instalações de forma desumana executados ; esterilização ea estigmatização das idéias e comportamentos não-conformistas forçado como " louco". Nos últimos tempos , porém, os direitos e responsabilidades dos pacientes de saúde mental, estão ganhando mais atenção e respeito. Declaração Universal dos Direitos Humanos

Como todas as pessoas , os consumidores de saúde mental são cobertos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos ( DUDH ou , 1948). A declaração afirma o direito de todos à vida; liberdade; segurança da pessoa; liberdade de " tortura ou ... tratamento ou castigo cruel , desumano ou degradante ; " liberdade de " prisão ou detenção arbitrária "; casamento voluntária e familiar; liberdades de pensamento, consciência , religião, opinião e expressão ; e "segurança em caso de doença ... (ou) a deficiência de um padrão de vida capaz de assegurar a saúde eo bem -estar do ( a si mesmo e sua ) família, incluindo ... cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis ​​, e ... . " A DUDH também fala de responsabilidades humanas universais : "Toda pessoa tem deveres para com a comunidade na qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento de sua (ou ela) personalidade".
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência

Como resultado das experiências compartilhadas com a discriminação , as pessoas com deficiência estimulou um movimento global para defender os seus direitos humanos . Ativistas pelos direitos dos deficientes , incluindo as pessoas com problemas psiquiátricos , ajudou as Nações Unidas criar o primeiro tratado de direitos humanos do século 21 , a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2008). O tratado afirma não novos direitos humanos , mas é importante porque representa uma reafirmação de que os direitos das pessoas com deficiência são direitos humanos e devem ser respeitados . A convenção se refere especificamente a condições psiquiátricas como deficiência.

Direitos Humanos no Contexto Serviços de Saúde Mental

defensores da saúde mental ainda tem muitas questões a abordar . No entanto, por causa de seu ativismo nos últimos anos , os provedores de serviços de saúde mental são mais propensos a reconhecer os direitos humanos das pessoas com deficiência psiquiatricamente . Desde os anos 1980 , a Associação Mundial de Psiquiatria , pediu o consentimento informado em tratamento e pesquisa , a minimização do âmbito de tratamentos compulsórios, promoção de tratamentos voluntários e recusa em realizar pesquisas sobre pessoas involuntariamente hospitalizados.
Auto advocacia -

Mentais defensores da saúde há muito estressado responsabilidade pessoal por meio de auto - defesa . Auto-Ajuda Clearinghouse os EUA Nacional de Saúde Mental Os consumidores ' publica uma liberdade Auto- Defesa Curriculum para encorajar as pessoas psiquiatricamente com deficiência para proteger seus próprios direitos e fazer valer as suas próprias preferências para combater a discriminação e tratamento inadequados ou prejudiciais. MindFreedom Internacional educa ativamente pacientes de saúde mental sobre as opções de tratamento e as alternativas de auto-atendimento . A Organização Mundial da Saúde pede às pessoas com deficiências mentais para defender a sua participação no desenvolvimento e na implementação de leis de saúde mental e iniciativas de direitos humanos.