casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde das mulheres |

Mirena Fatos

Mirena é um dispositivo intra-uterino ( DIU ), que um médico ou enfermeira insere para evitar a gravidez . Esse DIU é um pequeno dispositivo de plástico macio em forma de t que contém o hormônio levonorgestrel , um tipo de progesterona. O contraceptivo é eficiente durante até cinco anos , após o qual deve ser removido , mas pode ser substituído nesse momento . Ao contrário de contraceptivos orais , Mirena não contém estrogênio. Função

Mirena trabalha principalmente através da alteração da textura do muco cervical e da mucosa uterina. Isso torna difícil para os espermatozóides para chegar a um ovo. No caso de um ovo não fertilizado se tornar , os efeitos de Mirena impedir que o ovo implantação no útero . Em algumas mulheres, Mirena impede a ovulação . A taxa de eficácia é de 99,9 por cento , de acordo com a Clínica Mayo , então uma mulher em 1000 usando o dispositivo durante um ano vai engravidar
Considerações

Porque 20. por cento das mulheres que interrompem o uso Mirena , a fim de engravidar têm problemas para engravidar durante o próximo ano ou mais, o fabricante recomenda as mulheres usam apenas este DIU se eles já têm filhos ou não querem filhos. A menstruação pode ser irregular durante até os primeiros seis meses após o DIU foi inserido . A mulher deve verificar depois de cada período para os segmentos que estão ligados ao DIU. Se ela não conseguir localizar os fios , o DIU pode ter caído ou se tornaram deslocados , e ela deve contactar o médico.

Efeitos Colaterais

Qualquer DIU podem causar efeitos secundários , e efeitos adicionais também são possíveis com Mirena porque o dispositivo contém progesterona . Muitas mulheres não experimentam efeitos colaterais negativos , mas algumas possibilidades incluem acne e outros problemas de pele , sensibilidade mamária ou dor , alterações no desejo sexual , perda de cabelo , dor lombar , náuseas, dor abdominal e ganho de peso. A maioria das mulheres passam por períodos mais leves e uma diminuição da cólicas menstruais. Raramente, Mirena pode resultar em problemas de fígado, coágulos de sangue ou inflamação pélvica.
Contra

As mulheres podem não ser capaz de usar Mirena se eles têm todas as condições anormais do útero ou tiveram quaisquer distúrbios ou infecções na região pélvica. Estes distúrbios incluem miomas uterinos, doença inflamatória pélvica , gravidez ectópica , endometriose, aborto infectado recente , sangramento vaginal inexplicado , inflamação vaginal ou cervical , ou uma doença sexualmente transmissível. Além disso, quaisquer tipos de câncer que podem ser agravados pelo uso de hormônios pode ser uma contra-indicação para Mirena , incluindo câncer de mama , colo do útero, ovário ou útero .
Interações Medicamentosas

Muitas drogas interagir com Levonorgestrel , e uma mulher que toma estes medicamentos podem não ser capaz de usar Mirena . Estes incluem certos antibióticos e medicamentos antifúngicos , anticoagulantes, barbitúricos, bloqueadores beta-adrenérgicos , carbamazepina, corticosteróides , insulina, medicamentos para tratar o vírus da imunodeficiência humana (HIV), modafinil e selegilina . Estes medicamentos podem aumentar ou diminuir a eficácia de Levonorgestrel .