casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde das mulheres |

Efeitos colaterais de SERMs

SERMs , ou moduladores seletivos dos receptores de estrogênio , são um grupo de medicamentos que afetam o modo como o estrogênio se liga a certos tipos de células do corpo . Compreender os efeitos colaterais dos diferentes tipos de SERMs é importante, porque os médicos usam esses medicamentos para combater a osteoporose e alguns tipos de cancro , e para gerenciar a menopausa e ajudar com a contracepção. SERMs têm efeitos colaterais diferentes , dependendo de como eles funcionam no organismo , por isso, compreender o seu mecanismo de ação vai ajudar a entender os efeitos colaterais . O que faz um SERM diferente de estrogênio humano ?

Estrogênio humano afeta todas as células e tecidos do mesmo jeito. SERM , no entanto , afectar os diferentes tipos de células em diferentes zonas do corpo de maneiras diferentes . Um tipo de SERM , por exemplo , impede o crescimento das células no tecido da mama , mas aumenta o crescimento de células em tecido uterino . Esta capacidade de especificar a ação em determinados tipos de células é o que faz SERMs uma escolha popular de tratamento para certas doenças.
Efeitos positivos da SERMs

Embora existam muitos medicamentos dentro da classe dos SERM , e não todos eles têm os mesmos efeitos positivos , os estudos mostraram que todos os SERMs reduzir o risco de cancro da mama . SERMs também têm um efeito positivo sobre o colesterol e triglicérides , e muitos dos medicamentos ajudam a osteoporose tratamento em mulheres que já passaram da menopausa.
Efeitos negativos da SERMs

Como todos os medicamentos , SERMs têm também efeitos negativos. Estes incluem afrontamentos, dores de cabeça e o aumento do risco de trombose venosa profunda ( TVP ) , uma condição que aumenta o risco de desenvolver coágulos de sangue . Alguns SERMs --- como tamoxifeno, um tratamento popular do câncer de mama --- aumentar o risco de câncer de endométrio e uterinas , catarata e embolia pulmonar (quando um coágulo viaja para os vasos sanguíneos nos pulmões e provoca um bloqueio ) .

Controvérsias

Após estudos revelaram que muitos dos SERMs utilizados na terapia de reposição hormonal (TRH) aumento do risco de câncer de mama e do útero , bem como aumento do risco de desenvolver coágulos de sangue perigosos, muitos médicos pararam de prescrever a droga para os pacientes que já poderiam estar em risco de desenvolver certos tipos de câncer ou coágulos . Os dados mostram que, apesar de tamoxifeno reduz o risco de câncer de mama em 49 por cento em mulheres de alto risco , os seus efeitos secundários causar preocupação o suficiente para que menos de 20 por cento destas mulheres tomá-lo.

Considerações

por causa das preocupações com efeitos colaterais , bem como o crescente número de mulheres com problemas de saúde na pós-menopausa , os pesquisadores estão investigando maneiras de criar um SERM perfeito. Os médicos estão procurando uma maneira de construir um SERM ideal que apresentam efeitos positivos sobre o colesterol, coração e saúde óssea sem aumentar o risco de câncer de mama ou câncer de útero.