casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono |

Primário CNS Hypersomnia

hipersonia primária CNS , atualmente conhecido como hipersonia idiopática , é uma condição rara caracterizada por sonolência diurna excessiva. O termo " idiopática " indica que a causa da doença é desconhecida . É considerado um distúrbio do sistema nervoso central em que o doente tem episódios de não- REM ( movimento rápido dos olhos) prolongada. Sintomas

O principal sintoma de hipersonolência idiopática é a sonolência excessiva que é grave o suficiente para interferir com a vida diária . Sofrem geralmente dormir longas horas da noite, às vezes até 18 horas , mas acorda unrefreshed e pode ser irritável ou abusivo. Cochilando é comum, mas também não é eficaz na redução da sonolência . Em casos extremos , os pacientes apresentam confusão, desorientação , falta de coordenação motora e " embriaguez do sono , um estado entre o sono ea vigília.
O início

idiopática hipersonia geralmente é primeiro experimentado na adolescência ou idade adulta jovem. uma pequena proporção de pacientes têm uma história familiar da doença e outros tiveram uma doença viral , como a mononucleose , hepatite ou pneumonia viral imediatamente antes do início da hipersonia idiopática. para a maioria dos pacientes , porém, não é sem história familiar ou infecção viral associada ao diagnóstico de hipersonia idiopática.
diagnóstico

Como outras condições têm sintomas semelhantes aos de hipersonia idiopática , o diagnóstico é por exclusão, o que significa que outras doenças são descartadas para chegar a um diagnóstico de hipersonia idiopática. médicos precisam entender padrões de sono do paciente e , muitas vezes, um pernoite em uma clínica de sono vai ser necessário para confirmar o diagnóstico. a condição que é mais muitas vezes confundida com hipersonia idiopática é a narcolepsia , mas as principais diferenças são que os pacientes com hipersonolência idiopática não tem cataplexia ( perda súbita do tônus ​​muscular ) ou fragmentação do sono noturno .
Prevalência

é difícil estimar a incidência de hipersonia idiopática. Não existem marcadores biológicos e diagnóstico é complicado, porque os mesmos sintomas também estão associados outros distúrbios do sono , como narcolepsia e apnéia do sono.
Tratamento

Tratamento de hipersonia idiopática começa com comportamentos de endereçamento e questões de estilo de vida que podem estar afetando o sono. Os pacientes são instruídos a manter um horário de sono regular , evite muito pouco tempo na cama à noite , e evitar álcool e medicamentos que podem afetar o sono. uma vez que estas medidas não são geralmente suficientes para resolver o problema, a maioria dos doentes também são prescritos medicamentos para lidar com sua sonolência . a droga mais comumente utilizada é o modafinil ( Provigil ) , um estimulante não-dependência . Ritalin e outros drogas que estimulam o sistema nervoso central também são utilizados.
Prognóstico

idiopática hipersonia é uma condição crônica, ao longo da vida a partir do qual os pacientes não costumam se recuperar. Melhoria também é incomum , e que a doença tende a permanecer na mesma forma e no mesmo nível de gravidade ao longo do tempo .