casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | colesterol |

Tratamento rosuvastatina

Rosuvastatina é um medicamento de prescrição normalmente usado para tratar as pessoas com níveis elevados de colesterol . Ela ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides ruins enquanto aumenta níveis de colesterol bom . Em alguns pacientes , pode ser prescrito para ajudar a diminuir a progressão da aterosclerose , uma condição na qual os vasos sanguíneos se tornam mais estreitas . A rosuvastatina é um medicamento genérico. Também está disponível nos Estados Unidos sob o nome de marca Crestor , da AstraZeneca . Como Funciona

rosuvastatina é classificado como um inibidor da HMG -CoA redutase, um grupo de medicamentos também chamado estatinas. Eles trabalham, reduzindo a produção do corpo de substâncias gordas , como o colesterol. A rosuvastatina e outras estatinas são geralmente prescritos junto com uma mudança na dieta e exercício para ajudar a baixar o nível de colesterol de um paciente em uma escala saudável . Rosuvastatina é geralmente tomado uma vez por dia . O seu médico pode começar por prescrever uma dose pequena e aumentá-la lentamente para atingir o efeito desejado .

Efeitos Colaterais

Alguns doentes tratados com rosuvastatina pode experimentar boca ou prisão de ventre seco. Nenhuma delas é motivo de preocupação. No entanto , alguns efeitos colaterais podem indicar um problema grave que se desenvolveu que podem necessitar de tratamento . Notificar o seu médico imediatamente se tiver qualquer um dos seguintes: icterícia ; mais escura do que o normal na urina ; dor no peito ; dor muscular , sensibilidade ou fraqueza ; inchaço das mãos , tornozelos ou pés ; fezes claras ; dores de cabeça persistentes ou graves ; dor de estômago .

Além disso, como as estatinas podem , em casos raros afectar as funções hepática e renal, o seu médico pode pedir exames de sangue enquanto estiver a tomar rosuvastatina para monitorar o fígado e os rins e assistir a efeitos colaterais potencialmente perigosos .

Interações Medicamentosas

Como quase todos os medicamentos, a rosuvastatina pode interagir com outros medicamentos , reduzindo a eficácia de uma das drogas ou o aumento da probabilidade de ocorrência de efeitos secundários. Por exemplo, os pacientes que tomam rosuvastatina juntamente com fibratos , niacina ou imunossupressores como a ciclosporina , apresentam um risco aumentado de sofrer problemas renais ou musculares. Além disso, aqueles que tomam rosuvastatina com anticoagulantes , imunossupressores macrolídeos , cetoconazol, espironolactona ou cimetidina são mais propensos a experimentar efeitos colaterais.

Para reduzir o risco de interações medicamentosas prejudiciais ou sofrendo os efeitos colaterais incômodos , não se esqueça de dizer ao seu médico e farmacêutico sobre quaisquer outros medicamentos que está a tomar .