casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Ossos, articulações Músculos |

Tipos de cintilografia óssea

O uso mais comum para um exame de densidade óssea é no diagnóstico de osteoporose. O tratamento desta doença também pode ser rastreado por cintilografia óssea . Estes testes auxiliar na análise de risco de ossos fraturamento de um paciente . Outras condições comuns que exigem cintilografia óssea são o câncer , diabetes tipo I, doença renal, doença hepática e problemas de tiróide . Densidade óssea digitalização

Dual- energia de raios - x (DXA ) é um teste que mede a densidade mineral óssea de uma pessoa. As áreas do corpo mais comumente testados são os quadris e coluna lombar . O teste demora normalmente cerca de 10 a 30 minutos , mas isso depende de qual a parte do corpo está a ser testado . O DXA não é tão eficaz em um paciente com uma deformidade da coluna vertebral ou alguém que tenha tido algum tipo de cirurgia da coluna vertebral .
Lateral Avaliação Vertebral

A avaliação vertebral lateral ( LVA ) é uma versão menos intensa do DXA . Ele só é usado na coluna para procurar fracturas vertebrais. Este teste é sugerido se a DXA dá resultados inconclusivos . O LVA leva alguns minutos a mais do que a DXA . Este teste é comumente usado em pacientes idosos com dor nas costas não diagnosticada ou que diminuíram de altura por mais de uma polegada.
Central DXA

Central DXA refere para o tipo de equipamento usado para medir a coluna e quadris . Enquanto o paciente se encontra sobre uma mesa , equipamentos de imagem passa por cima e por baixo do corpo para medir a densidade óssea . Esta é uma das peças mais caras de equipamentos de densidade óssea.
Peripheral DXA

O Peripheral DXA ( pDXA ) é o equipamento utilizado para medir o dedo , punho e calcanhar. O pDXA é menor do que o DXA central e é portátil . Este exame leva muito menos tempo do que a DXA e os exames de LVA . Um exame pDXA não pode ser usado para examinar o progresso de um paciente após o tratamento e uma DXA central terá de ser administrado em adição a este teste se os resultados indicam que alguma forma de terapia de drogas é necessário .

Benefícios

Todos estes testes podem ser realizados quando o paciente estiver consciente. Uma vez que os dispositivos usados ​​para fazer estes exames estão prontamente disponíveis , os testes são convenientes . O teste de DXA é a melhor maneira para diagnosticar osteoporose . Nenhum desses exames ósseos são dolorosas para o paciente, e eles são relativamente rápidos .
Riscos

O único risco associado a estes testes é a pequena chance de câncer de serem expostos à radiação . No entanto , mais avanços na tecnologia têm sido capazes de criar feixes de raios - x que estão concentradas na área em que se pretende que sejam , reduzindo a quantidade de radiação que está sendo enviada desnecessariamente para outras partes do corpo .