casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue |

Química Clínica : A acidose ea alcalose

química clínica é um campo em patologia em causa com a análise de fluidos corporais. Durante a análise de fluidos corporais , um patologista pode achar que uma pessoa está sofrendo de alcalose (muito alcalino , ou base, na corrente sanguínea ) ou acidose ( excesso de ácido no sangue ) . Alcalose e acidose causar um desequilíbrio na relação ácido-base da corrente sanguínea e pode ser fatal se não for tratada . Fatos

pH do sangue tem que ficar dentro da faixa de 7,35-7,45 para que os processos metabólicos do corpo e da entrega de oxigênio aos tecidos funcionar adequadamente. A medição da alcalinidade ou acidez em um composto é o nível de pH da solução . A escala de pH varia de 0 a 14 . Um valor inferior a sete , a solução é ácida e um valor acima de sete , a solução é básica . Um valor de exactamente sete indica uma solução que é neutro ou ácido e básico igualmente - ou basicamente água . Acidose é um excesso de ácido no sangue , o que faz com que o pH do sangue para fora do âmbito 7,35 . A alcalose é um excesso de álcali (base ) no sangue , o que provoca o pH do sangue a subir acima de 7,45.

Tipos

Há duas categorias para ácido-base distúrbios . Alcalose respiratória /acidose afeta a respiração e provoca mudanças na concentração de dióxido de carbono do organismo. Metabólica alcalose /acidose afeta a concentração do corpo de bicarbonato. Doenças pulmonares ou condições que afetam a respiração normal são a causa mais comum para os desequilíbrios respiratórios , enquanto que as causas doença metabólica incluem doença renal, vómitos severos e doenças que afetam o metabolismo normal.
Estrutura

Os pulmões e os rins são os principais órgãos envolvidos na regulação do nível de pH do sangue. O metabolismo do corpo produz principalmente ácido carbónico ( criado a partir de dióxido de carbono e água ) , juntamente com quantidades menores de ácido láctico , os cetoácidos e outros ácidos orgânicos . Pulmões dissipar o ácido para fora do corpo através do processo de respiração. Sempre que você respira, você expira dióxido de carbono. Rins expulsar ácidos através da urina . Além disso , eles regulam a bicarbonato de sódio ( uma base ) na corrente sanguínea . Ambos os pulmões e os rins trabalhar contra o relógio para expulsar os ácidos e álcalis regular o que o corpo produz.

Diagnóstico

médicos usam gás de sangue e eletrólitos para diagnosticar alcalose e acidose . Gás de sangue é um grupo de testes que fornecem um instantâneo dos níveis do sangue de oxigênio e dióxido de carbono , juntamente com o pH do sangue. Estes resultados permitem o cálculo da quantidade de bicarbonato presente na corrente sanguínea. Os electrólitos são : quatro testes de sódio ( Na + ) , potássio ( K + ) , cloreto ( Cl - ) e bicarbonato. A quantidade desses eletrólitos presentes na corrente sanguínea pode indicar acidose ou alcalose .
Tratamento

Para tanto alcalose e acidose , o primeiro curso de tratamento é sempre para neutralizar o ácido ou base , no sangue . Uma vez que o pH do sangue é normalizada , a causa subjacente é tratada. Se a causa é a doença de pulmão , o tratamento pode incluir broncodilatadores para reverter a obstrução das vias aéreas, e oxigênio , se os níveis de oxigênio no sangue são baixos.