casa | | Informação em Saúde >  | câncer | O câncer de tiróide |

O que é um marcador tumoral em câncer de tiróide

? Tratamento para a maioria dos cânceres de tireóide envolve a remoção da glândula tireóide ( tireoidectomia ), muitas vezes seguido de iodo radioativo para destruir qualquer tireoidiano remanescente tissue.Thyroglobulin é uma proteína produzida apenas pela glândula thryoid . Após a tireoidectomia total e ablação de remanescentes , tireoglobulina (Tg) deve , portanto, ser praticamente indetectável no sangue. O aumento dos níveis de Tg de pós- tratamento de fornecer um marcador geralmente confiável para papilar recorrente ou carcinoma folicular na ausência de tecido tireoidiano remanescente saudável. Follow- Up

bem diferenciado cancros da tiróide ( papilífero e folicular ) tipos compõem cerca de 90 por cento de todos os casos diagnosticados de carcinoma da tiróide. Estes tumores geralmente crescem lentamente e respondem bem às terapias direcionadas, eo prognóstico para a maioria dos pacientes é excelente.

Enquanto recorrências são geralmente altamente tratável , diligente acompanhamento é necessário para a vida, como o câncer de tireóide pode reaparecer décadas após o tratamento inicial .
Ablação

a tireoidectomia "total" normalmente deixa para trás um resto de tecido tireoidiano . Portanto , o iodo radioativo, atraído exclusivamente a células da tireóide , é então administrado por via oral após a cirurgia para destruir este tecido remanescente. Além de diminuir a probabilidade de recorrência , este tratamento tem a vantagem de tornar a tiroglobulina um marcador tumoral excelente . Se qualquer tecido tireoidiano permanece, no entanto , a medida Tg tem pouco valor prognóstico .

Anticorpos

doença da tiróide Automimmune ( tireoidite de Hashimoto ) é comum em pacientes com tireóide câncer e muitas vezes faz com que o organismo a produzir anticorpos contra a tireoglobulina , que tornam Tg triagem unreliable.Fortunately , após tireoidectomia , o corpo gradualmente deixa de produzir esses anticorpos na maioria dos casos . Assim Tg pode ser um marcador tumoral útil, mesmo em pacientes com doença auto-imune da tireóide .

Testes Tg deve ser sempre feito em conjunto com a triagem para detecção de anticorpos , como um retorno de anticorpos também pode significar um retorno do câncer.

níveis de tireoglobulina baixa imediatamente após ablação são considerados um fator prognóstico positivo.
TSH

hormônio estimulante da tireóide (TSH ) é produzido pela glândula pituitária para regular a produção da tiróide de hormônios. Após tireoidectomia , reposição hormonal da tireóide é dada em forma de pílula e os níveis de TSH são deliberadamente mantido muito baixo ( suprimido ) para evitar estimular o crescimento de células de câncer de tireóide.

Levantando Temporariamente TSH anormalmente a níveis elevados é o primeiro passo na triagem para o câncer de tireóide recorrente. O protocolo padrão usado para envolver semanas de que muitos pacientes referidos como "inferno hipotireoidismo ", em que a substituição da hormona da tiróide foi retido , resultando em sintomas desagradáveis, como fadiga extrema , irritabilidade e ganho de peso.

A disponibilidade de TSH recombinante injetável simplificou o processo de digitalização e medição de Tg para pacientes com câncer de tireóide , permitindo-lhes continuar reposição de hormônio tireoidiano , sem interrupção ou efeitos colaterais significativos.
Avanços

estudos recentes têm mostrado o teste de sangue Tg ser um barômetro eficaz para a recorrência do câncer de tireóide em moderadamente pacientes de baixo risco . Um simples exame de sangue , realizada periodicamente em conjunto com TSH injetável, tem, assim, suplantado digitalização iodo radioativo regular em muitos sobreviventes , evitando a necessidade de a dieta pobre em iodo e "inferno hipoglicemia. "