casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Qual é a diferença entre peso e composição corporal?

O peso corporal e a composição corporal oferecem uma indicação de possíveis riscos para a saúde. O peso corporal refere-se ao seu peso total, o resultado que você vê quando pisa em uma escala precisa. Sua relação de músculo para gordura é um elemento-chave da composição corporal e essa relação pode mudar ao longo da sua vida.

A circunferência da cintura fornece uma pista para a quantidade de gordura corporal. É possível ter um peso médio e ainda ser considerado gordo. Ganho de peso, envelhecimento e inatividade podem contribuir para o aumento da gordura corporal. Por exemplo, devido à perda muscular relacionada à idade, um idoso pode desenvolver uma porcentagem maior de gordura corporal, mesmo que ela não ganhe nenhum peso. Se você mudar de um trabalho fisicamente ativo para um trabalho de mesa sem aumentar o exercício para compensar, perderá músculos e engordará. Gordura corporal de uma mulher deve ser de 20 a 21 por cento e gordura corporal de um homem deve ser de 13 a 17 por cento, de acordo com o Medline Plus. O seu peso corporal total inclui todos os elementos do seu corpo, incluindo ossos, sangue, órgãos, músculos e gordura. Depósitos de gordura existem como uma camada subcutânea e como gordura abdominal. Gordura subcutânea descansa sob sua pele. Gordura abdominal se desenvolve na área da barriga e inclui gordura visceral, depósitos de gordura profunda em torno de seus órgãos internos. Porque a gordura visceral é metabolicamente ativa e libera resíduos para o corpo, esse tipo de gordura prejudica a sua saúde. A gordura visceral aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Exercício ajuda a reduzir a gordura abdominal.

O equilíbrio entre a ingestão de calorias e atividade física ajuda a manter um peso saudável. Multiplique seu peso pelo número de calorias por quilo recomendado para o seu nível de atividade para determinar uma diretriz para a ingestão de calorias, de acordo com o Medline Plus. Indivíduos sedentários ou obesos devem multiplicar seu peso em libras por 10 calorias, baixa atividade ou acima de 55 indivíduos em 13 calorias, atividade moderada em 15 calorias e atividade extenuante regular em 18 calorias. Por exemplo, se você se exercita por 30 minutos regularmente, multiplique seu peso por 15 vezes. Se você pesa 150, sua ingestão calórica recomendada é de 2.250.

Treinamento de força ajuda a melhorar a composição corporal construindo músculos e elevando o seu metabolismo. Levantando pesos, fazendo exercícios de piscina, usando bandas de exercício e realizando exercícios de peso corporal, como flexões, pullups, agachamentos, lunges, a prancha e mergulhos constroem força e ajudam a reter o tecido magro durante a perda de peso ou envelhecimento. Os gráficos de índice de massa corporal fornecem uma estimativa da composição corporal com base na altura e no peso.

Os exercícios aeróbicos com pesos, como caminhar, correr e dançar, ajudam a queimar calorias de forma eficiente para alcançar ou manter um peso saudável. Esses exercícios também ajudam a preservar a densidade óssea. Seus ossos são um aspecto fundamental da sua composição corporal. A manutenção de ossos fortes protege você contra osteoporose e fraturas.