casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Há validade para alimentos com teor calórico negativo?

O conceito de alimentos com teor calórico negativo, ou a ideia de que você queima mais calorias digerindo e metabolizando certos alimentos que os próprios alimentos contêm, é mais um mito da dieta do que uma realidade. Mesmo que alguns alimentos possam dar mais impulso ao seu metabolismo do que outros, e alguns contribuem com poucas calorias para começar, eles exigem um par de calorias extras para a digestão, as calorias extras queimadas não serão suficientes para afetar o seu peso.

fundo

Alimentos fornece as calorias que você precisa para manter seu coração bombeando, seus pulmões respirando e todos os outros sistemas do corpo funcionando, incluindo a digestão. É um processo contínuo, então o que você come no café da manhã pode acabar lhe dando a energia que você precisa para digerir o seu jantar. Basicamente, você está queimando calorias o tempo todo, a taxas diferentes, dependendo do que essas calorias estão sendo usadas para fazer. Se você parasse de queimar calorias, suas funções corporais também parariam. Como você está queimando calorias mesmo quando não está comendo, é impossível explicar todas as calorias ou identificar quais calorias a partir das quais os alimentos estão sendo usados ​​para realizar qualquer função específica em seu corpo. > Os tipos de alimentos frequentemente creditados como alimentos calóricos negativos incluem aipo, maçãs, brócolis, aspargos, grapefruit, pepinos, repolho, rabanete e outros alimentos condimentados e alimentos que contenham cafeína. Alimentos frios, incluindo água fria, às vezes são chamados de alimentos de calorias negativas, porque seu corpo queima calorias extras aquecendo-os durante o processo de digestão.

Considerações

Para entender porque não existe uma validade real para a teoria de que alimentos calóricos podem ser uma ajuda para perda de peso, ajuda a entender o que é uma caloria. Por definição, uma caloria é na verdade uma medida da quantidade de energia necessária para produzir calor. Em termos de comida, uma caloria é usada para definir a quantidade de energia armazenada em um determinado alimento. Se um alimento contém 50 calorias, essa é a quantidade potencial de energia armazenada nesse alimento. Alimentos altamente calóricos têm mais energia potencial do que os alimentos de baixa caloria. A água tem zero calorias e os alimentos que contêm muita água são muito baixos em calorias, mas nenhum alimento tem um valor energético negativo.

Quando o seu corpo usa calorias para digerir os alimentos, é chamado Em essência, 5 a 10% das calorias de qualquer alimento são usadas para digerir esse alimento. Por exemplo, se uma maçã contribui com 75 calorias para a sua dieta, o efeito térmico dessa maçã é de cerca de 3,5 a 7,5 calorias. Isso é quantas calorias seu corpo vai queimar para digerir a maçã. Essas calorias, no entanto, não vêm necessariamente da própria maçã. Eles vêm de alimentos que supriram seu corpo com energia bem antes de você mordeu a maçã.

Conceitos errados

Planos completos de emagrecimento foram comercializados em torno da idéia de alimentos com calorias negativas, e uma busca na Internet irá gerar muitos sites que listam supostos alimentos de calorias negativas. O valor real desses alimentos como alimentos dietéticos não é o seu estado de calorias negativo, no entanto - é o seu estado de baixa caloria. A maioria dos alimentos com calorias negativas é muito baixa em calorias e, por essa razão, pode ser consumida livremente como parte de qualquer plano de controle de peso.