casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Como a idade afeta o exercício?

O exercício físico regular pode melhorar sua saúde, não importando sua idade, mas à medida que você envelhece, você pode notar mudanças que afetam seu nível de atividade. A massa muscular começa a diminuir à medida que envelhece, o que pode desequilibrar seu metabolismo. Você pode se sentir mais motivado a se exercitar à medida que envelhece para ajudar a afastar doenças crônicas, controlar o excesso de peso e permanecer ativo por toda a vida.

A perda de massa muscular

A quantidade de músculo e tecido adiposo que você tem vai mudar com a idade. Sua gordura corporal pode aumentar em até 30%, o que leva a uma perda de tecido muscular e pode afetar seu senso de equilíbrio. Isso pode dificultar a realização de atividades físicas que você já teve. A perda de músculo também diminui o seu metabolismo, porque seu corpo usa mais energia para manter o tecido muscular do que gordura. Como resultado, você pode achar mais difícil manter o excesso de peso na baía quando envelhece, e talvez seja necessário trabalhar com mais frequência do que costumava.

Nível de energia

Seus níveis de energia podem diminuir com a idade, fazendo com que a idéia de trabalhar fora desagradável. Mas se você acompanhar seus treinos, poderá melhorar seu nível de energia e humor. O exercício regular pode melhorar a saúde do seu sistema cardiovascular, ajudando o seu corpo a circular o seu sangue de forma mais eficiente e aumentar a sua energia ao longo do dia. Também pode afastar a depressão e o estresse e ajudá-lo a dormir melhor, e todos esses benefícios o motivarão a ter mais atividade em sua vida com a idade.

Prevenção de Doenças

Para se manter saudável com a idade, você precisa cuidar do seu corpo, e isso significa fazer coisas que ajudam a prevenir certas doenças crônicas. Sua massa óssea começa a diminuir quando você entra na casa dos 30 anos, colocando você em risco de doenças como a osteoporose. Se você estiver preocupado com o desenvolvimento desta condição, realize mais exercícios de sustentação de peso, como corrida e tênis. A atividade cardiovascular regular também o ajudará a controlar a pressão alta e o colesterol alto, além de afastar o diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Permanecendo ativo

Não importa o seu nível físico, humor ou motivação, o exercício regular pode ajudá-lo a permanecer ativo por toda a vida. Mude sua rotina de acordo com suas preocupações à medida que envelhece. Por exemplo, para ajudar no equilíbrio, faça yoga ou tai chi. Faça uma aula de dança para fortalecer seus ossos ou faça uma corrida diária para melhorar sua saúde cardíaca e melhorar seu humor. Não deixe que a idade o impeça das atividades que você gosta e procure exercícios que se encaixem no seu nível de condicionamento físico e seus objetivos.