casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos colaterais da terapia com ultra-som

A terapia por ultrassonografia é uma poderosa ferramenta médica capaz de aliviar a dor e tratar várias condições médicas. Com base na mesma tecnologia que tornou o sonar um meio viável de navegação e mapeamento submersíveis, a terapia de ultrassom utiliza emanações subsônicas para destruir tumores, reduzir o tamanho das veias varicosas, limpar dentes, matar bactérias e aliviar dores musculares e articulares. Mas, apesar de tudo que promete, existem alguns efeitos colaterais que devem ser considerados.

Tipos de Terapia por Ultrassom

Existem vários tipos de terapia por ultrassom, incluindo fisioterapia; tratamento de câncer; remoção de catarata; cirurgia plástica cosmética (tratamentos de lipoaspiração e veias); e terapias dentais. A forma mais prevalente de terapia por ultrassom é a fisioterapia, em que ondas de ultra-som são usadas para relaxar tecidos moles e conectivos. Este é um tratamento popular usado por instalações de quiropraxia, especialmente para pacientes que podem ter experimentado whiplash. A terapia de ultra-som é usada com menos frequência para destruir e minimizar os tumores, especialmente os tumores cerebrais. Benefícios da terapia de ultra-som A terapia de ultra-som é altamente eficaz em dois pólos aparentemente conflitantes de aplicação médica. Por um lado, é muito eficaz na destruição de células cancerígenas e cistos. Por outro lado, a terapia com ultra-som, especialmente quando usada em rajadas pulsadas de baixa intensidade, mostrou acelerar o tempo de recuperação, estimulando a reprodução celular. Segundo o Journal of Sports Medicine (2003), quando a terapia ultra-sônica foi usada para reparar uma fratura recente, "reduziu os tempos de cura entre 30 e 38%. Quando aplicada a fraturas não unidas, estimulou a união em 86% dos casos "

Efeitos colaterais

Apesar de seus benefícios medicinais e terapêuticos, existem alguns efeitos colaterais a serem observados com a terapia ultrassônica. De fato, a prática geral da terapia ultrassônica é considerada segura e eficaz, mas houve alguns casos menores de dor física devido à "cavitação". Descrita como uma sensação de queimação, a cavitação é causada pelo aquecimento do gás contido nos núcleos das células dos tecidos. Isso pode resultar em dificuldade para respirar, tontura, náusea e desorientação.

Concepções errôneas

A terapia por ultrassonografia é frequentemente confundida com a ultrassonografia, também conhecida como ultrassonografia. A ultrassonografia é normalmente usada para criar exames de ressonância magnética e ultrassonografias fetais, enquanto a terapia com ultrassom envolve um uso concentrado de freqüências ultrassônicas mais baixas. A ultrassonografia também pode ser usada para criar imagens de tecidos moles, ossos e órgãos internos. Empregar freqüências ultra-sônicas básicas gera aplicações muito diferentes que podem soar confusas. Deve-se notar que as terapias ultra-sônicas incluem o uso de frequências de ultra-som para varredura bacteriana e limpeza.

De acordo com a Sociedade Radiológica da América do Norte, a terapia de ultra-som tem sido um método seguro e eficaz. e modalidade de imagem altamente flexível capaz de fornecer informações clinicamente relevantes sobre a maioria das partes do corpo de forma rápida e econômica. " Dito isto, se qualquer sessão de terapia de ultrassom causar desconforto físico, peça para que seja interrompido imediatamente. A exposição prolongada a frequências mal ajustadas pode causar danos graves nos tecidos e neurológicos. Tonturas ou desorientação são sintomas de superexposição a freqüências ultrassônicas. , , ] ]