casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Problemas de comportamento em uma criança talentosa

O termo "talentoso" é aplicado a crianças que aprendem com uma taxa acima da média. Nos Estados Unidos, o registro na National Association for Gifted Children permite que a associação acompanhe o número de crianças superdotadas em cada estado. Se seu filho é um dos cerca de 1,5 milhão de crianças superdotadas nos Estados Unidos, você é, sem dúvida, orgulhoso. Mas uma criança superdotada pode apresentar certos problemas comportamentais, bem como uma aptidão acima da média na escola.

Pode Ser Perfeccionista

Uma criança talentosa pode lutar pela perfeição em todo o seu trabalho, o que pode estimulá-lo a o topo da classe. Mas o perfeccionismo pode ter suas desvantagens. O Centro Médico Sueco em Seattle, Washington, observa que o perfeccionismo pode às vezes levar a ansiedade e depressão. A constante necessidade de ser perfeito no trabalho escolar e além pode fazer com que seu filho sinta ansiedade antes que um teste ou projeto seja devido. Depressão pode seguir um desempenho menos que perfeito, deixando seu filho chateado por dias seguintes.

pode ser muito sensível

Seu filho talentoso às vezes pode sofrer de sensibilidade intensa por causa de sua base de conhecimento e sentidos agudos. James T. Webb, Edward R. Amend e Nadia Webb notam em seu livro "Diagnósticos errôneos e diagnósticos duplos de crianças superdotadas e adultos", que seu filho talentoso pode ser ofendido com mais facilidade, ou até mesmo encontrar certos estímulos perturbadores. Eles podem incluir uma marca arranhada dentro de uma camisa ou luzes muito brilhantes. Essa sensibilidade pode estar relacionada a uma superexcitabilidade geral e ao interesse pelo mundo ao seu redor.

Pode estar freqüentemente inquieto.

Estar em uma aula que não o desafia pode causar uma criança talentosa a sentir-se inquieta. e encenar enquanto na sala de aula fora do tédio, adverte a Educação da Família. Quando o seu filho é sempre o primeiro a terminar uma tarefa, ou o seu professor o ignora propositalmente para dar a outra criança a oportunidade de responder, pode fazê-lo sentir-se frustrado ou ansioso. É por isso que as crianças superdotadas são diagnosticadas como crianças com Transtorno do Déficit de Atenção ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, quando a inquietação realmente decorre de não ser desafiada diariamente.

Pode Ser Socialmente Desajeitado

pode tornar difícil para ela se relacionar com outras crianças da mesma idade. Quando ela está mais animada ao aprender números ou palavras, ela pode aprender a tomar refúgios em seus livros sobre o tempo gasto sendo social. A Educação da Família observa que outras crianças podem vê-la como uma "exibicionista" e excluí-la. Isso, por sua vez, torna ainda mais difícil ver os colegas como ela é igual. Isso pode resultar em timidez paralisante ou constrangimento.