casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como funciona uma arma de choque através da roupa?

A arma de choque da maioria das roupas não vai salvá-lo de um choque desagradável se alguém virar uma arma de choque em você. Como pode ser, já que o metal não está tocando diretamente a pele? Antes de olhar para a física envolvida em como as armas de choque penetram nas roupas, é importante entender o que exatamente elas são e como elas funcionam.

"Arma de choque" é um termo usado para descrever qualquer variedade de armas conhecidas. como dispositivos de energia conduzidos (CEDs). Eles também são frequentemente chamados de Tasers, depois do fabricante mais proeminente de DECs, e usam correntes elétricas de alta voltagem e baixa amperagem para "atordoar" uma pessoa. Às vezes, eles são usados ​​por civis para autodefesa e, muitas vezes, emitidos para policiais como um modo "não-letal" de subjugar um criminoso. No entanto, a questão de saber se eles são verdadeiramente não-letais tem estado sob escrutínio há algum tempo, uma vez que as mortes têm sido amplamente relatadas por várias organizações, como a Anistia Internacional. O Departamento de Justiça dos EUA, quando uma pessoa é atingida por um Taser ou outro tipo de arma de DEC, sofre contrações musculares involuntárias que variam em gravidade, dependendo da duração da aplicação da eletricidade ao corpo da pessoa. Armas de choque geram cerca de 50.000 a 300.000 volts de eletricidade, dependendo do modelo. Quando o corpo de alguém fica chocado com esse tipo de tensão, os espasmos musculares resultantes incapacitam a pessoa.

Como se vestir?

Como é que essa eletricidade passa através da roupa e no corpo? Para um tipo de Taser, que dispara dois dardos farpados presos aos fios usando nitrogênio comprimido, a resposta é fácil - as farpas penetram nas roupas e perfuram a pele, causando uma conexão rápida. Mas, quanto aos modelos de duas pontas que muitas pessoas carregam em suas bolsas ou bolsos traseiros quando andam sozinhas em uma rua escura da cidade, a resposta envolve um pouco de física básica.

Quando os dois pares de eletrodos em qualquer Ao lado de uma pistola de choque sem projétil são pressionados contra o corpo de uma pessoa vestida, isso completa um circuito elétrico, permitindo a descarga de eletricidade no corpo. A capacidade de um CED como a arma de choque penetrar nas roupas tem a ver com uma simples regra física - resistência. Em termos leigos, a resistência é simplesmente a capacidade de uma substância suportar - "resistir" - tensão elétrica. Por exemplo, os cabos de energia em sua casa provavelmente são revestidos de borracha ou algum tipo de polímero plástico, que tem excelente resistência à eletricidade e mantém a corrente dentro do cabo. Com a tensão de armas de choque e outros CEDs sendo tão altos, sua capacidade de enviar eletricidade através da maioria dos tipos de roupas é quase tão eficaz quanto se as roupas não estivessem lá. O corpo em si é um excelente condutor - o que significa que é bom deixar fluir as correntes elétricas - e isso, combinado com a inadequação da maioria dos tipos de roupas para resistir a tensões entre 50.000 a 300.000 volts, é o motivo pelo qual as armas podem funcionar. roupas na maioria dos casos. Jaquetas de couro grossas, camadas de roupas com capas de chuva grossas e emborrachadas de 2 polegadas são as únicas exceções, embora não garantam segurança contra uma pistola de choque de alta voltagem.

Aviso

Armas de choque, embora muitas vezes elogiadas como não letais, são muito perigosas e não são consideradas alternativas 100% seguras para armas de fogo. Eles são ilegais em muitos estados. Se você possui um ou planeja adquirir um, trate-o com respeito. E se um policial apontar um em sua direção, mantenha suas mãos onde o policial possa vê-las e obedeça suas instruções para evitar um choque potencialmente fatal.