casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O bebê chora ao ter um movimento intestinal

Um bebê pode chorar ao se esforçar para ter uma evacuação. Se as fezes do bebê são difíceis e dolorosas de passar, é provável que ela esteja constipada. A constipação afeta bebês por várias razões. Você pode ajudar um bebê com prisão de ventre de várias maneiras.

Sinais de constipação

Os bebês que têm constipação não têm necessariamente fezes pouco frequentes. A constipação significa que as fezes estão secas e duras, são muito difíceis de passar e podem ser dolorosas de passar. Freqüentemente, as fezes parecem pequenas pedras duras. O bebê pode se contorcer e chorar enquanto tenta evacuar, muitas vezes levando os joelhos até o peito. Você também pode detectar algum sangue nas fezes.

Causas da constipação

Bebês amamentados raramente ficam com prisão de ventre. A constipação pode ser comum em bebês alimentados com fórmula. Os bebês que fazem a transição do leite materno para a fórmula ou que estão começando a ingerir alimentos sólidos podem desenvolver constipação. Mudanças na dieta, mesmo para uma marca diferente de fórmula ou tipo de leite, podem desencadear constipação. Fluidos insuficientes são outra causa de constipação. Os bebês que fizeram a transição para a mesa de alimentos que não recebem fibras suficientes em suas dietas também podem ser suscetíveis à constipação. Como atenuar a dor dos movimentos intestinais? Um supositório de glicerina de venda livre pode ajudar bebê empurre as fezes. Você também pode tentar inserir glicerina líquida no reto do bebê para estimular o movimento do intestino. Um lubrificante à base de água esfregado no ânus do bebê também pode ajudar o movimento do intestino passar com mais conforto.

Prevenção da constipação

Bebês que sofrem de constipação e movimentos intestinais dolorosos podem precisar de alguns líquidos extra. Enquanto você deve sempre consultar seu pediatra sobre a constipação em um recém-nascido, você pode oferecer seu bebê mais velho água adicional. Você também pode diluir um pouco de maçã, ameixa, pêra ou outro suco de frutas com água e oferecer alguns gramas de cada vez. Ofereça a um bebê muitas frutas e vegetais, seja na forma de purês ou de alimentos cortados, quando ele tiver idade suficiente.