casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Espessura Normal da Faixa Endometrial

O revestimento interno do útero é chamado endométrio. O endométrio é o tecido ao qual um óvulo fertilizado, ou blastocisto, se liga durante a gravidez. O tamanho do endométrio varia ao longo do ciclo menstrual, mas deve ser inferior a 8 mm em mulheres na pós-menopausa.

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual dura aproximadamente um mês. Durante o ciclo, um folículo amadurece e, em seguida, ele se rompe para liberar um óvulo que é levado para a trompa de Falópio para fertilização. O endométrio engrossa durante todo o ciclo menstrual, preparando-se para a implantação do óvulo. Se a implantação não ocorre, o endométrio é expelido, um processo chamado menstruação.

Menstruação

O endométrio começa como um revestimento espessado, às vezes medindo até 15 mm de espessura. A menstruação ocorre durante a primeira semana do ciclo menstrual. Como o endométrio é expelido, ele pode variar em espessura e pode ter uma aparência irregular na ultrassonografia. Conforme a semana avança, o endométrio se torna mais fino. Até o final da menstruação, o endométrio deve medir cerca de 2 a 3 mm de espessura.

Fase Proliferativa

Durante a fase proliferativa, um folículo começa a crescer em um dos ovários. Enquanto esse folículo cresce, ele secreta estradiol, um estrogênio que é responsável pelo espessamento do endométrio antes da ovulação. A fertilidade aumenta durante esta fase do ciclo. Durante o estágio proliferativo, o endométrio pode ter até 8 mm de espessura. Na ultra-sonografia, tem a aparência de três linhas.

Ovulação

A ovulação marca o fim da fase proliferativa e o início da fase secretora. O folículo maduro rompe e libera um óvulo, chamado óvulo. Isso é chamado de ovulação. A fertilidade é maior entre cinco dias antes da ovulação e dois dias depois. Algumas clínicas de fertilidade gostam de ver um endométrio de 1 cm de espessura antes da ovulação.

Fase Secretora

O folículo que se rompeu para liberar o óvulo é agora chamado de corpo lúteo. O corpo lúteo libera progesterona. A progesterona é responsável pelo maior espessamento do endométrio em preparação para o implante de blastocistos. Durante a fase secretora, o endométrio pode engrossar até 15 mm.