casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Tipos de perguntas a serem feitas durante a TCC

A terapia comportamental cognitiva, ou TCC, é um grupo de abordagens terapêuticas que muitos profissionais de saúde mental usam. Baseia-se na teoria de que nossos comportamentos resultam de processos de pensamento, e para mudar nossos sentimentos e comportamento, devemos primeiro mudar nossos padrões de pensamento. De acordo com a Associação Nacional de Terapeutas Cognitivo-Comportamentais, os terapeutas da CBT usam estratégias e perguntas para ajudar os clientes a reconhecer o pensamento irracional para melhorar o humor e mudar o comportamento dos problemas. e como eles influenciam o comportamento. Terapeutas da TCC freqüentemente perguntam aos clientes: "O que você acha?" ou "O que você estava pensando quando isso aconteceu?" Embora os clientes às vezes considerem essas perguntas frustrantes, essa linha de questionamento ajuda a descobrir padrões de pensamento irracionais. Uma vez que o pensamento irracional é identificado, o cliente e o terapeuta podem encontrar maneiras de tornar o pensamento mais racional.

Os terapeutas da TCC também estão preocupados com os sentimentos. "Como aquilo fez você se sentir?" é uma questão comum. Quando os pensamentos são difíceis de definir ou descrever, os terapeutas freqüentemente perguntam como os clientes se sentiram durante uma determinada situação ou tempo. Os clientes muitas vezes descobrem sentimentos que inicialmente não reconhecem ou expressam emoções conflitantes que lhes são confusas.

Uma maneira de monitorar o progresso é para o terapeuta pedir ao cliente que avalie seus sintomas. Isso pode ser feito no início de cada sessão. O terapeuta pode perguntar ao cliente: "Como está sua depressão hoje, em uma escala de 1 a 10?" Alguns podem perguntar: "Como foi sua ansiedade no caminho aqui esta manhã: leve, moderada ou severa?" Os sintomas de classificação ajudam os clientes e os terapeutas a determinar se o tratamento é eficaz e se determinadas situações ou eventos fazem com que os sintomas aumentem ou diminuam. A razão pela qual a maioria das pessoas começa a terapia é mudar alguma coisa. Na maioria das vezes eles querem se sentir melhor. Eles podem estar passando por uma situação estressante. Um terapeuta da TCC pode perguntar: "O que você pode fazer para mudar a situação?" Muitas vezes, os clientes descobrem algo que pode ser alterado para melhorar a situação. Se nada puder ser mudado, o terapeuta pode perguntar: "Como você pode mudar o que pensa sobre a situação que o ajudará a se sentir melhor?" Isso permite que o cliente mude de perspectiva e geralmente melhora seu humor.

, , ] ]