casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como ser emocionalmente solidário

Quando um amigo ou ente querido está lidando com uma situação difícil, muitas vezes nos encontramos sem saber o que fazer. Quer estejam passando por um rompimento, sofrendo uma perda ou enfrentando problemas conjugais, pode ser um desafio encontrar uma maneira de ajudá-los. Embora não exista uma maneira certa ou errada de demonstrar seu apoio, você pode estar presente para eles de maneira a demonstrar respeito por sua personalidade e situação individuais.

Concentre-se na pessoa que precisa de apoio

Frequentemente, as pessoas fale sobre suas próprias experiências ao apoiar alguém na tentativa de mostrar empatia ou compreensão pelo que a outra pessoa está passando. No entanto, fazer isso pode fazer a outra pessoa se sentir como se não estivesse sendo ouvida. Uma pesquisa de Susanne M. Jones e John G. Wirtz, publicada na revista Human Communication Research, descobriu que os indivíduos que receberam mensagens validando seus sentimentos e abrindo espaço para eles se expressarem experimentaram uma melhoria emocional. Use frases como "Você parece tão frustrado, como posso ajudar?" ou "Você deve estar tão triste depois do que aconteceu, você quer falar sobre isso?"

Não faça suposições

Podemos oferecer nosso apoio a outros da maneira que gostaríamos de recebê-lo , mas cada indivíduo é diferente e lida com os desafios da vida à sua maneira. Evite fazer suposições sobre o que a outra pessoa precisa de você. A melhor maneira de ser útil respeitando sua individualidade é perguntando a eles como você pode apoiá-los nesse momento difícil. Se eles não parecem saber ou você tem algo em mente, faça sugestões como "Posso visitá-lo?" ou "Você gostaria que eu cuidasse de seus filhos por um tempo?" Evite ser muito agressivo ou ultrapassar limites, apresentando-se sem aviso prévio, tomando decisões por eles ou envolvendo outras pessoas.

Torne sua vida mais fácil

Você pode ajudar alguém a passar por um momento difícil fazendo outras áreas de sua vida. ", 1] ,Se seu amigo está passando por uma perda significativa ou divórcio, por exemplo, você pode cozinhar algumas refeições para eles ou oferecer para pegar as crianças na escola, para que eles tenham uma coisa a menos para se preocupar. Em seu artigo "Psychology Today", "How to Give Support Right", o psicólogo Rodolfo Mendoza-Denton recomenda oferecer "apoio invisível" que envolve fazer coisas úteis para a outra pessoa, sem ser muito direto ou óbvio. Paciente e Compreensão

Lembre-se de que toda pessoa tem seu próprio processo de cura e algumas pessoas levam mais tempo do que outras. Resista ao impulso de pressionar a pessoa que precisa do seu apoio para agir de uma determinada maneira ou diga que é hora de seguir em frente. Ofereça compreensão e paciência, mesmo que você sinta que a pessoa não está fazendo nada para superar sua situação. Pratique atividades de autocuidado e relaxamento para ajudá-lo a permanecer calmo, sereno e paciente enquanto apoia seu amigo.

, , ] ]