casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como a família é importante para o desenvolvimento da moralidade?

Moralidade significa aprender a diferença entre certo e errado ou bom e mau comportamento em relação aos outros. Está associado a conceitos como valores, consciência e legalidade. Os pais e outros familiares próximos são tipicamente essenciais para o seu desenvolvimento, porque são os principais contatos sociais durante a infância e a adolescência de uma pessoa. Ensinar os princípios morais de seu filho e dar um bom exemplo ajudará a facilitar o desenvolvimento moral de seu filho.

Espiritualidade e Cura

Tradições espirituais ou religiosas em sua casa, como ir a serviços religiosos ou ter familiares sobre religião Eles podem ajudar a ensinar os padrões de conduta do seu filho e fornecer uma estrutura para o desenvolvimento moral, diz a antropóloga médica Linda L. Barnes e colegas em um artigo publicado no Journal of Pediatrics intitulado “Espiritualidade, Religião e Pediatria: Mundos Intersectantes de Cura”. . ”A importância do perdão, por exemplo, pode ser aprendida seguindo certos ensinamentos espirituais. Parábolas ou histórias religiosas podem ajudar a ensinar princípios morais ao seu filho, como honestidade, gentileza, generosidade e altruísmo.

Disciplina e Expectativas

Quando o /a filho /a viola um princípio moral, você pode fornecer uma resposta alinhada com o princípio moral. transgressão, diz Stephen F. Duncan, professor da Universidade Brigham Young, em seu artigo “Promovendo o Desenvolvimento Moral nas Crianças”, no site “Forever Families”. Por exemplo, isso pode significar fazer uma criança pedir desculpas a outra criança ou a um adulto por mentir, roubar ou se envolver em comportamento agressivo. Uma criança pode fazer as pazes devolvendo um objeto roubado ou fazendo coisas boas para a vítima. Ter expectativas conhecidas de comportamento pró-social e responder consistentemente à reunião do seu filho também pode contribuir para o desenvolvimento moral dele.

Comportamento adulto

Seus filhos modelarão seu comportamento e o de outros membros adultos da família com quem entre em contato. Honestidade e mentira, por exemplo, são comportamentos infantis comumente influenciados pelo próprio comportamento dos pais, dizem os professores de psicologia da Universidade Estadual do Arizona, Nancy Eisenberg e Carlos Valiente em seu capítulo “The Handbook of Parenting”, intitulado “Parentalidade e práticas pró-sociais e morais das crianças”. Desenvolvimento. "Crianças e adolescentes são mais propensos a apresentar comportamentos pró-sociais aceitáveis ​​e julgamento moral, como empatia, simpatia e compartilhamento, se seus pais o fizerem." The Influence of Siblings Review,

Comportamento do irmão e como você responde Um irmão mais velho pode definir e manter padrões morais e fornecer conselhos para os irmãos mais novos, diz Gustavo Carlo, professor da Universidade de Nebraska, em um artigo publicado no Journal of Early Adolescence intitulado “Early Adolescence and Prosocial /Comportamento Moral. ”Como os irmãos interagem uns com os outros também pode influenciar a moralidade e comportamento pró-social, ensinando como interagir de modo relações sociais. Esse tipo de interação pode ajudar a criança a aprender sobre compartilhamento, técnicas de solução de problemas, padrões de comunicação e habilidades de resolução de conflitos que sejam justas e não ofendam os outros.