casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento perceptual na primeira infância

A percepção se desenvolve através de informações coletadas dos sentidos, o que permite que as crianças entendam seu ambiente. À medida que crescem, bebês e crianças pequenas aprendem a discernir informações do ambiente que são significativas para elas. Essa capacidade de filtrar informações ajuda as crianças a interpretar e anexar significado a objetos e eventos. Os estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget descrevem o desenvolvimento da percepção.

Estágio sensório-motor: Reflexos simples

O subestágio de reflexos simples é do nascimento até um mês de idade. Nessa idade, as crianças começam a coordenar seus reflexos inatos através da sensação e da ação. Nascem com reflexos que lhes permitem sugar e agarrar e começam a seguir objetos com os olhos.

Fase Sensorimotora: Reações Circulares Primárias

De um a quatro meses de idade, as crianças começam a coordenar as informações de seus sentidos. Os bebês repetem intencionalmente ações que ocorrem automaticamente como reflexos. Dessa forma, os bebês repetem comportamentos que percebem como prazerosos, como a sucção do polegar. Os bebês dessa idade também podem coordenar as sensações auditivas e visuais voltando-se para os sons.

Estágio Sensorimotor: Reações Circulares Secundárias

Este subestágio tem de quatro a oito meses de idade. Nessa idade, os bebês desenvolvem mais coordenação entre visão e movimento. Os bebês repetem ações que trazem resultados interessantes, como jogar uma xícara no chão para ver a mãe pegá-la. Bebês dessa idade intencionalmente agarram objetos. À medida que se tornam móveis, sua percepção se desenvolve e eles ganham conhecimento espacial.

Fase Sensorimotora: Coordenação das Reações Circulares Secundárias

Com oito a doze meses de idade, os bebês desenvolvem a permanência do objeto, o que significa que eles entendem que objetos ainda existem quando estão fora de vista. Sua percepção espacial se desenvolve, então eles são capazes de rastejar ou caminhar em direção a objetos interessantes. Sua coordenação entre visão e movimento lhes permite perceber comportamentos como meios para um fim. Desta forma, suas ações tornam-se orientadas para objetivos, e elas podem apertar um botão em um brinquedo para ouvir o som que faz.

Estágio Sensorimotor: Reações Circulares Terciárias

Aos 12 a 18 meses de idade, crianças pequenas comece a experimentar novos comportamentos. Eles intencionalmente variam suas ações para obter resultados interessantes. Por exemplo, uma criança desta idade pode agitar diferentes chocalhos para ouvir as variações de som de cada uma delas. Eles também percebem as diferentes propriedades dos objetos e são curiosos sobre eles.

Estágio Sensorimotor: Combinações Mentais

De 18 a 24 meses de idade, as crianças desenvolvem o pensamento simbólico. Eles podem mentalmente representar eventos em suas mentes, permitindo-lhes antecipar e perceber as conseqüências de certas ações. Eles não estão confinados a métodos de tentativa e erro para obter os resultados desejados porque suas percepções de objetos e eventos são armazenadas em suas memórias. Estágio pré-operacional

Entre dois e sete anos de idade, as representações mentais melhoram e os objetos não precisam estar presentes para as crianças pensarem neles. As crianças mais novas não entendem que os outros podem perceber os objetos de maneira diferente do que eles. As crianças mais velhas são limitadas pela centragem. No experimento de copo de Piaget, as crianças não reconheceram que a quantidade de água permaneceu a mesma quando foi despejada em outro copo. , , ] ]