casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Sobre o crescimento fetal discordante

Durante uma gravidez com gêmeos ou outros múltiplos, é normal que os bebês variem ligeiramente de tamanho. Quando essa disparidade de crescimento se torna muito grande, o feto menor pode se tornar ameaçado. Crescimento fetal discordante entre bebês compartilhando um útero pode ser o sinal de outro problema ou pode ocorrer por conta própria.

Crescimento fetal discordante ocorre quando, durante uma gravidez em que a mãe está carregando mais de um bebê, um feto é significativamente maior ou menor do que o outro ou outros. Embora muitos médicos e médicos discordem sobre a disparidade precisa de crescimento necessária para diagnosticar a discordância, ela é tipicamente descrita como uma diferença de 15 a 25% ou mais entre os pesos dos bebês, de acordo com The Fetus.net. Crescimento fetal discordante pode ocorrer em gestações de gêmeos idênticos, em que os bebês têm os mesmos genes e compartilham um saco amniótico, ou em gêmeos fraternos, que têm a genética dos irmãos. De acordo com o Fetus.net, entre 15 e 29% das gestações gemelares desenvolvem crescimento fetal discordante e em 3% dos gêmeos afetados, a discrepância no peso ao nascer é de mais de 1.000 gramas.

Causas

Embora em alguns casos a causa do crescimento fetal discordante seja desconhecida, a restrição de crescimento intrauterino, ou RCIU, no caso de um feto, pode ser um fator. A RCIU ocorre quando um bebê não recebe os nutrientes necessários, devido a problemas com a placenta ou cordão umbilical, o ambiente do útero ou fatores genéticos. Em algumas gestações, ocorre uma condição chamada de transfusão de gêmeo para gêmeo, na qual o bebê maior recebe a maior parte dos nutrientes devido a um defeito na placenta que causa a mistura dos vasos sanguíneos. Distúrbios cromossômicos em um feto, mas não no outro, podem causar uma discrepância de tamanho, mas isso geralmente é considerado um problema separado, não um crescimento fetal discordante.

Diagnóstico

Detectar crescimento fetal discordante é difícil no início da gravidez, mas pode ser identificado usando ultra-som à medida que a gravidez progride. Um sinal de crescimento desigual é se um bebê mede em uma idade gestacional posterior ao outro bebê ou bebês no útero. Se o crescimento fetal discordante é descoberto, testes adicionais são geralmente dados para determinar a causa. Estes podem incluir amniocentese ou biópsia das vilosidades coriónicas para procurar anomalias cromossómicas, análises sanguíneas da mãe ou ultrassons adicionais de alto nível.

Resultados

Bebés com crescimento fetal discordante grave, acima de uma discrepância de 25 por cento, são mais propensos a morrer no útero, ser natimortos ou ter complicações graves após o nascimento. De acordo com o Advances in Neonatal Care, o gêmeo maior em um par de crescimento discordante pode ter um risco maior de dificuldade respiratória aguda após o nascimento, mas tem menos complicações em geral. Gravidezes duplas ou múltiplas, nas quais os dois fetos diferem significativamente em tamanho, podem nascer prematuramente ou exigir uma indução ou cesariana para remover os bebês do útero antes que o trabalho de parto natural comece.

, , ] ]