casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Técnicas Cognitivas para o Gerenciamento do Estresse

Terapeutas cognitivo-comportamentais usam técnicas cognitivas para ajudar as pessoas a reduzir o estresse e lidar com problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, segundo a Mayo Clinic. Terapia cognitivo-comportamental é uma terapia de curto prazo que se concentra em como os pensamentos das pessoas afetam suas emoções e comportamentos. Entender esse conceito ajuda as pessoas a aprender como combater o pensamento negativo e diminuir o estresse.

Reconhecer pensamentos negativos - Para ajudar uma pessoa a reconhecer o pensamento irracional e negativo, um terapeuta cognitivo-comportamental pode instruir o cliente a parar pelo menos cinco vezes por dia e anote seus pensamentos e como ele está se sentindo nesses momentos. Durante a próxima sessão, o terapeuta revisará essas anotações com o cliente e o ajudará a reconhecer pensamentos negativos.

Mudando seus pensamentos

Depois que o terapeuta trabalhar com o cliente para reconhecer pensamentos negativos, ele a ajudará. mudar esses pensamentos em positivos. O Centro de Terapia Cognitiva de Long Island relata que as pessoas que pensam sobre o estresse como um desafio e uma oportunidade se recuperam mais rapidamente do que as pessoas que deixam o estresse derrotá-las, considerando-as excessivas. Se você acha que não há esperança de mudar a situação estressante que está encontrando, então é menos provável que você siga em frente de forma saudável.

Uma técnica empregada pelos terapeutas ao ajudar seus clientes a mudarem seus pensamentos é ensine-os a reformular o pensamento negativo. Por exemplo, o cliente pode dizer: “Eu nunca fiz isso antes.” O terapeuta reformularia esse pensamento para: “É uma chance para você aprender algo novo”.

Habilidades para solução de problemas