casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Dieta para tratar baixos níveis de hormônio tireoidiano

Se você tem baixos níveis de hormônio tireoidiano, você pode estar sentindo efeitos colaterais desagradáveis ​​de fadiga, ganho de peso, perda de cabelo, depressão, sensação de frio, dores de cabeça, irregularidades menstruais, constipação, pele seca ou dores musculares, segundo a Universidade de Maryland Medical Center. Fazer mudanças na dieta pode ajudar a melhorar os níveis de hormônio da tireóide. No entanto, muitas pessoas com hipotireoidismo - uma condição que causa baixos níveis de hormônios tireoidianos em seu corpo - requerem prescrição de hormônio tireoidiano sintético.

Causas do hipotireoidismo

Embora o consumo excessivo de iodo na dieta possa levar a hipotireoidismo, é improvável que a dieta cause problemas de tireóide. Inflamação da glândula tireóide, doença de Hashimoto, alguns medicamentos, tratamento com radiação da glândula tireóide, hipotireoidismo congênito ou remoção cirúrgica de toda ou parte da glândula tireoide, muitas vezes levam ao hipotireoidismo, de acordo com os Serviços Nacionais de Informações sobre Doenças Endócrinas e Metabólicas, ou NEMDIS.

Fontes dietéticas de iodo

Para reduzir suas chances de contrair hipotireoidismo por falta de iodo na dieta, escolha uma grande quantidade de alimentos ricos em iodo diariamente. Estes incluem peixes, frutos do mar, algas, laticínios, ovos, sal iodado, além de pães enriquecidos, cereais e macarrão. Sal iodado fornece quase metade da porcentagem recomendada pelo iodo do valor diário para adultos, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos. Algumas, mas não todas, multivitaminas também são fontes de iodo.

Tratar hipotireoidismo

Se você está recebendo bastante iodo em sua dieta, mas ainda tem baixos níveis de hormônio da tireóide em seu corpo, mudando sua dieta provavelmente não vai tratar o hipotireoidismo; provavelmente, é hora de conversar com seu médico. O NEMDIS relata que o hipotireoidismo é freqüentemente corrigido tomando medicação sintética de hormônio tireoidiano todos os dias regularmente, conforme as instruções. Seu médico irá recomendar a dosagem adequada deste medicamento de prescrição, com base em seus níveis de tireóide, e irá acompanhá-lo de perto. Outras considerações dietéticas: Uma dieta balanceada é recomendada para pessoas com hipotireoidismo, de acordo com NEMDIS. Isso inclui comer um bom equilíbrio de frutas, legumes, cereais integrais, nozes, sementes, legumes, laticínios com baixo teor de gordura, óleos vegetais, carnes magras, frutos do mar, produtos de aves ou soja, ovos e legumes. É provável que você obtenha a recomendação de ração, ou RDA, para o iodo - que é de 150 microgramas por dia para homens e mulheres adultos, 220 microgramas durante a gravidez e 290 microgramas por dia durante a amamentação - comendo uma variedade de alimentos ricos em iodo. No entanto, uma vez que os requisitos de iodo são mais elevados para as mulheres grávidas e lactantes, os médicos podem recomendar um multivitamínico pré-natal que contém iodo.