casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O MSG (glutamato monossódico) é mal compreendido?

Você já se perguntou por que tantos restaurantes chineses estão enfeitados com placas de “sem MSG”? Você provavelmente já ouviu em algum lugar que o glutamato monossódico, ou MSG como é mais comumente conhecido, é ruim. E todos esses sinais de restaurante apenas confirmaram isso.

Mas o que você realmente sabe sobre o MSG? Isso representa tudo o que é profano sobre a culinária moderna? Ou é MSG apenas mal compreendido e representante da desconexão às vezes aberta entre pesquisa científica e conhecimento público?

Aqui está uma dica: é a segunda coisa - a "desconexão aberta" um.

'Chinese Restaurant Syndrome' Era uma coisa de volta na década de 1960

MSG é um aditivo alimentar intensificador de sabor que vem sob a forma de um pó branco. É o sal de sódio do ácido glutâmico comum, um aminoácido. O corpo humano contém ácido glutâmico, assim como muitos alimentos e aditivos alimentares.

O MSG foi inventado no Japão no início do século 20 para dar ao sabor japonês um sabor mais saboroso de “umami”. Ele chegou às despensas chinesas como um ingrediente barato e delicioso para o estoque instantâneo e acabou nos restaurantes chineses da América por volta dos anos 50.

Em 1968, o MSG ganhou infâmia quando o médico sino-americano Robert Ho Man Kwok escreveu uma carta para o New England Journal of Medicine que dizia: “Eu tenho experimentado uma síndrome estranha sempre que eu comi em um restaurante chinês, especialmente um que servia comida do norte da China. A síndrome, que geralmente começa de 15 a 20 minutos depois de eu ter comido o primeiro prato, dura cerca de duas horas, sem efeito de ressaca. Os sintomas mais proeminentes são a dormência na parte de trás do pescoço, irradiando gradualmente para os braços e as costas, fraqueza geral e palpitações ... ”-

O periódico classificou a doença de“ síndrome do restaurante chinês ”e um consenso que foi formado através de anedotas e pesquisas com animais concluíram que o MSG era o culpado. Essa pesquisa com animais, de acordo com a revisão histórica do MSG feita por Alex Renton para o “The Observer”, envolvia tipicamente a alimentação forçada de animais com grandes quantidades de MSG - muito além da quantidade que a maioria dos seres humanos consome. Os animais ganharam peso ou sofreram danos cerebrais, levando à crença ilusória de que, se o MSG pode ter esse efeito em camundongos, ele pode tê-lo em humanos também.

Testes subsequentes em primatas não foram capazes de replicar esses achados, mas no final dos anos 1960 e início dos anos 70, o dano foi feito. A Casa Branca de Nixon pediu a remoção do GMS da papinha de bebê. Os fabricantes cumpriram voluntariamente, e uma reação pública generalizada contra o aditivo de sabor importado seguido.

MSG, o 'assassino silencioso' em seu Lo Mein

Hoje os pesquisadores ainda são incapazes de vincular solidamente o MSG à síndrome do restaurante chinês ou qualquer outra doença humana.

Ainda afirma que MSG é insalubre persistir:

"É bastante viciante, e é um ataque frontal à saúde dos americanos por uma indústria de alimentos gananciosos que considera apenas a linha de fundo. ”- Diga não ao site da MSG

“ Um assassino generalizado e silencioso que é pior para sua saúde do que o álcool, a nicotina e muitas drogas provavelmente está escondido em seus armários de cozinha agora. ”- O Dr. Joseph Mercola

"(MSG) pode causar danos cerebrais em graus variados, desencadear ou piorar as dificuldades de aprendizagem, levar à doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Lou Gehrig e até resultar em morte." - O Relatório de Segurança do

MSG é acusado de hipertensão, doença cardíaca, depressão, Alzheimer, Parkinson, asma, enxaquecas, desidratação, dor torácica, distúrbio de déficit de atenção, choque anafilático, obesidade e muitas alergias.

Nenhuma acusação parece excessivamente estranha. Em 1984, James Huberty matou 21 pessoas em um McDonald's de San Ysidro, na Califórnia. Sua viúva alegou em uma ação que o MSG usado na comida do restaurante ajudou a desencadear violentas explosões do marido. Seu processo foi sumariamente rejeitado.

Que seja conhecido: Temos certeza de que o MSG não causa assassinatos em massa.

O que você não sabe sobre o MSG

Em 1997 Estudo duplo-cego, controlado por placebo, randomizado publicado no Jornal de Alergia e Imunologia Clínica, os pesquisadores estudaram indivíduos que disseram que eram sensíveis ao MSG. Cerca de 36% das 61 pessoas estudadas responderam ao uso de MSG. Quando o estudo foi desafiado, a gravidade das respostas aumentou com doses mais elevadas de MSG entre os 36 por cento. Mas os pesquisadores descobriram que o efeito placebo neste estudo “confundiu”.

Dos indivíduos sensíveis a MSG, 30% não responderam ao MSG ou ao placebo, 25% responderam apenas ao placebo e ao placebo. 6 por cento responderam ao MSG e ao placebo.

Uma relação consistente entre o MSG e aqueles que acreditam ter sensibilidade ao MSG não foi estabelecida.

Mas a palavra ainda não chegou ao público ou muitos na comunidade médica.

O epidemiologista e enfermeiro Matthew Freeman interessou-se pelo MSG depois de ler um artigo que pedia aos profissionais médicos que perguntassem aos pacientes dores de cabeça e enxaquecas sobre a ingestão de MSG. > “Eu disse: 'Espere, eles não refutaram isso? É melhor eu olhar para isso ", lembrou Freeman." Eu não encontrei um bom artigo de revisão. Havia um monte de estudos, mas ninguém os analisou para chegar a uma declaração sólida. "

Em 2006, Freeman publicou uma revisão que analisou 40 anos de pesquisa MSG no Journal of American Academy ofNurse Practitioners.

A conclusão soará familiar para outras pessoas que estudaram o MSG:

"Desde o primeiro relato da chamada síndrome do restaurante chinês há 40 anos, os ensaios clínicos não conseguiram identificar uma relação consistente entre o consumo de MSG e a constelação de sintomas que compõem a síndrome. Além disso, o MSG foi descrito como um gatilho para exacerbações de asma e enxaqueca, mas não há dados consistentes para apoiar esta relação.Embora tenha havido relatos de um subgrupo MSG-sensível da população, isso não foi demonstrado em ensaios controlados com placebo. >

Freeman disse que as doenças crônicas que alguns associam ao MSG, como a asma e a enxaqueca, são doenças multifatoriais.

"Elas têm componentes genéticos e ambientais", disse Freeman. “São todas coisas diferentes que jogam nisso. Não há como você dizer: "Ah, se você tirasse o MSG, estaria seguro". O MSG realmente representa tantos equívocos que temos sobre epidemiologia ambiental, especialmente em epidemiologia nutricional. " > Epidemiologia é o estudo de como a doença se espalha e pode ser controlada.

Um estudo duplo-cego, controlado por placebo, de pessoas sensíveis ao MSG foi publicado no Journal of Nutrition em 2000. Como os publicados antes, o estudo não conseguiu vincular definitivamente o MSG à sensibilidade em indivíduos sensíveis ao MSG. Os resultados sugerem que grandes doses de MSG consumidas sem alimentos podem provocar mais sintomas do que um placebo. Mas, segundo os pesquisadores, a frequência das respostas foi baixa e as respostas relatadas foram inconsistentes e não foram reprodutíveis. As respostas também não foram observadas quando o MSG foi administrado com alimentos.

A Food and Drug Administration dos EUA considera o MSG como “geralmente reconhecido como seguro” (GRAS) e também foi considerado seguro pela FAO Conjunta. /OMS Comité de Peritos em Aditivos Alimentares, a União Europeia, as Nações Unidas e os governos japonês, britânico e australiano.

MSG por outros nomes

Aqui está mais uma história de restaurante chinês para si.

Enquanto vivia na China, Alan Levinovitz, professor assistente de filosofia e religião na Universidade James Madison, conduziu uma experiência com seus amigos, que ele contou em detalhes em "New Scientist".

Levinovitz costumava servir como tradutor para seus colegas expatriados. Quando comiam fora, ele sempre perguntava ao servidor quais itens do menu continham MSG. Ele foi informado de que quase tudo foi feito com “weijing” (também conhecido como MSG), incluindo, em uma ocasião, o aperitivo de amendoim torrado que seus amigos sensíveis a MSG estavam curtindo enquanto perguntava ao garçom se havia MSG no menu. >

Depois que ninguém reagiu negativamente aos amendoins, Levinovitz decidiu realizar um experimento ao longo de um punhado de jantares. Em vez de traduzir honestamente, ele disse a seus companheiros que a cozinha prometera não usar MSG. Cada vez que os grupos eram alimentados com MSG, e cada vez que todos desfrutavam de sua refeição.

A experiência do MSG levou Levinovitz a se perguntar se as alergias ao glúten também eram mentais. As reações ao seu artigo "New Scientist" sobre este "experimento" foram, como você pode imaginar, forte.

"Muitas pessoas sensíveis ao glúten ficaram muito chateadas com a idéia de que a sensibilidade ao glúten poderia, em alguns casos, ser psicossomático ", disse Levinovitz. “Eu vi a reação como confirmando a tese do meu ensaio, que é que as pessoas (irracionalmente) odeiam admitir o poder que suas mentes têm sobre seus corpos.”

O verdadeiro problema com o MSG

Se há algo O MSG pode ser criticado, é que faz com que alimentos não saudáveis - de fast food a comida de restaurante ou lanche - tenham um sabor maravilhoso.

“Se você quisesse criticá-lo, poderia dizer que isso é um aditivo. ou um ingrediente ou até mesmo quase um tempero que é freqüentemente usado em coisas que são ruins para você ”, disse Freeman. “Você adiciona esse sabor adicional que é muito atraente e pode fazer com que você coma algo mais salgado do que o faria ou comeria com mais frequência.”

Aqueles que criticaram o MSG por décadas estão corretos sobre uma coisa : É uma comida que você provavelmente não quer comer em grandes quantidades. Está contido em muitas coisas ruins. Mas a multidão anti-MSG parece estar certa pelas razões erradas. Usou pesquisa inconclusiva, anedotas seletivas e alarmismo para perfurar o sabor de uma idéia saudável.

Você poderia dizer que eles aspergiram seus argumentos com o MSG.

LEITORES - O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O MSG? ? Você ainda acredita que isso causa problemas? VOCÊ SOFRE DE DOENÇAS OU OUTRAS RECLAMAÇÕES APÓS A CONSUMO DE ALIMENTOS CONTENDO MSG? DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO E DEIXE-NOS SABER.

, , ] ]