casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Habilidades de auto-ajuda em crianças

A maioria das crianças eventualmente quer tentar de tudo, desde fazer seu próprio sanduíche até andar de bicicleta sozinha. Os profissionais da KidsHealth observam que o forte desejo do seu filho de "fazer isso sozinho" é natural e até vital para o seu desenvolvimento. Você pode acabar com um desastre na cozinha ou com uma criança no chão, mas os pais às vezes dão o melhor apoio, fornecendo uma rede de segurança apropriada para a idade e depois ficando para trás e deixando o processo acontecer.

As habilidades de auto-ajuda permitem que seu filho atenda às suas próprias necessidades e envolva atividades e comportamentos que acabam levando à independência. Habilidades como vestir-se por conta própria, aprender a arrumar uma mesa ou derramar seu próprio suco expressam a maturidade crescente. No entanto, as habilidades de auto-ajuda também envolvem crescimento emocional e cognitivo, como aprender a expressar raiva com palavras em vez de jogar um brinquedo, respeitar a propriedade dos outros e algum dia aprender a ler um livro sem a sua ajuda.

Para a maioria das crianças, o desejo de obter independência vem naturalmente com a idade. Por exemplo, seu bebê pode começar tentando segurar sua própria garrafa ou pegar pequenos pedaços de comida para comer. Seu pré-escolar ou criança pode insistir em usar um copo e colher sua própria comida do prato. À medida que as habilidades cognitivas crescem junto com a destreza física, seu filho em idade escolar demonstra habilidades crescentes de auto-ajuda quando memoriza números de telefone importantes ou pede que você tire as rodinhas da bicicleta. Você pode ajudar seu filho a amadurecer incentivando-a a continuar com seus esforços, mesmo quando isso signifique esperar alguns minutos enquanto ela tenta fechar sua própria jaqueta.

Time Frame

Em sua unidade de aprendizado na Web "Todos por mim: Habilidades de auto-ajuda em cuidados infantis", os educadores da Universidade do Estado da Pensilvânia observam que sua compreensão do desenvolvimento apropriado para a idade do seu filho aumentará sua chance de sucesso. Por exemplo, uma criança de 3 anos geralmente pode se vestir e se despir sozinha, mas ainda pode precisar de ajuda para amarrar os sapatos. Esperando que ele amarre seus próprios sapatos na idade errada ou, por outro lado, não permitindo que ele se vista quando puder impedir sua progressão para a independência.

Considerações

A confiança desempenha um papel significativo na criança. capacidade de aprender habilidades de auto-ajuda. Os profissionais pediátricos do site da KidsHealth observam que seu filho desenvolve confiança para tentar coisas novas por causa de conquistas e não porque você continua descrevendo como ela é ótima. Eles sugerem que você procure exemplos específicos para elogiar uma realização, como quando ela arruma sua cama, e concentre seu incentivo em seu esforço tanto quanto no objetivo. Isso aumenta a auto-estima, e pode estabelecer uma base sólida que a prepare para os desafios da escola, esportes e outras atividades.

Expert Insight

Para amadurecer, as crianças também precisam aprender como ajudar-se resolvendo problemas, negociando conflitos e aprendendo com os erros. Os pediatras da Healthy Children sugerem que você dê um passo para trás quando apropriado, como quando seu filho está trabalhando em um quebra-cabeça, e não tente ajudá-lo a fazê-lo melhor ou mais rápido. Desde que não seja perigoso, você só precisa ouvi-lo falar sobre sua solução para fazer algo sem corrigi-lo ou dar suas próprias idéias. Pode ser o caminho mais longo quando se trata de fazer a cama ou os pratos da mesa para a máquina de lavar louça, mas o processo ajuda-o a descobrir o seu próprio caminho.