casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Exercícios de construção de confiança para crianças

Aprender a confiar nos outros é um componente crítico do desenvolvimento humano - ocorrendo durante os dois primeiros anos de vida e continuando ao longo da vida - de acordo com a teoria de Erik Erikson sobre o desenvolvimento socioemocional em seres humanos. Aprender a confiar é útil para as crianças ajudá-las a brincar com segurança e conforto umas com as outras. A seleção de exercícios lúdicos e divertidos de construção de confiança pode ensinar as crianças a confiar nos outros e, ao mesmo tempo, fortalecer suas habilidades sociais e de cooperação. Trust Falls é uma atividade comumente praticada por grupos. que querem fortalecer sua confiança uns nos outros, como os Boy Scouts of America - dos quais há duas variações no exercício. Como o nome indica, Trust Falls envolve propositadamente cair e ser pego por outra pessoa. Para começar a executar quedas de confiança, divida as crianças em grupos de dois. Um parceiro fica na frente do outro, faz seu corpo rígido e se comunica quando ele vai cair para trás. Quando ele cai, o garoto atrás dele gentilmente o pega e o abaixa no chão. Os parceiros devem começar juntos e colocar uma distância maior entre eles à medida que se tornam mais confiantes consigo mesmos e entre si. Sempre certifique-se de que este exercício seja feito com segurança.

Se você acha que seus filhos estão prontos para uma experiência de grupo maior, eles podem se juntar a outros grupos parceiros para uma variação comum em Trust Falls chamada Wind in the Willows. Para jogar, o grupo fica em círculo com uma criança no meio. A criança do centro faz seu corpo ficar rígido e cai em qualquer direção quando todo mundo está pronto. As crianças no círculo usam as mãos para empurrar gentilmente o garoto do centro para longe delas e passá-lo pelo círculo até que ele esteja novamente em pé.

Trust Walks -

Uma Caminhada Confiada, também conhecida como Caminhada Cega é uma atividade que incentiva as crianças a expandirem seus limites e confiarem umas nas outras. Para realizar este exercício, separe as crianças em grupos de dois. Blindfold um dos pares e instruir cada casal para dar as mãos. A metade não-vendada do par guia a criança "cega" enquanto caminham lentamente em terreno normal ou através de obstáculos em um curso que você tenha organizado, como escadas, grades ou móveis. Mais uma vez, certifique-se de que os obstáculos estabelecidos sejam seguros e adequados à idade. As crianças devem trocar de papéis para que cada um tenha as duas experiências, pois isso os ajudará a entender melhor um ao outro.

Jogos para Jovens sugere que outro jogo envolva e entretenha as crianças, forçando-as a trabalhar juntos para completar um desafio. Para conduzir as crianças em Hélio-bastão, instrua-as a ficar em círculo, mantenha os braços paralelos ao chão e estique os dedos indicadores. Coloque um objeto leve, porém grande, sobre os dedos estendidos, como um bambolê ou uma vareta. Diga-lhes que devem baixá-lo para o chão sem que seus dedos percam o contato. Você descobrirá que as crianças geralmente ficam surpresas quando o bastão parece flutuar para cima, embora estejam tentando derrubá-lo - daí o nome "hélio". Ajude as crianças a desenvolver uma estratégia sólida para mover o "bastão" para baixo, como contá-lo e movê-lo polegada por polegada ou deixar cair um lado de cada vez.

, , ] ]