casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Heres o que um ataque de pânico realmente se sente como

Nunca esquecerei a primeira vez que experimentei um ataque de pânico. Meu namorado e eu estávamos sentados em um café local. Estava lotado e estávamos tomando nossos chás e conversando normalmente. Mas então de repente bateu.

Eu notei que a sala ficava mais alta. As vozes das pessoas se amplificaram e houve um zumbido alto em meus ouvidos. Meu corpo ficou insuportavelmente quente e minha pele ficou vermelha, como se eu estivesse com febre. Meu coração disparou mais e mais rápido, e quando se afastou - muito audivelmente para mim - eu me preocupei que toda a sala também pudesse ouvi-lo.

Eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Tudo que eu sabia era que as luzes da sala pareciam muito brilhantes, e eu não conseguia me concentrar em nada. Eu me senti enjoada, como se estivesse prestes a vomitar o chá que eu estava curtindo. E eu também estava ciente da paranóia aguda que surgia em minha mente. Eu senti como se todos os pares de olhos no quarto tivessem se virado para mim, olhando para baixo e lendo meus pensamentos.

Eu queria sair do café e me afastar do que estava causando tudo isso. Mas minhas pernas estavam dormentes e senti meu corpo colado ao assento da cadeira. Tudo que eu pude reunir foi um pequeno sussurro para meu então namorado: "Podemos ir? Eu não me sinto tão bem". Como você sabe se você está tendo um ataque de pânico?

Para a Associação Ansiedade e Depressão da América, 40 milhões de adultos dos EUA sofrem de uma forma de transtorno de ansiedade. Embora um ataque de pânico possa apresentar sintomas diferentes em pessoas diferentes, uma coisa é verdadeira: eles são aterrorizantes e podem até ser debilitantes. Na verdade, tive problemas em sair de casa por meses depois do meu primeiro ataque de pânico.

Ajuda - e esperança - estão à sua disposição

Então, o que você pode fazer se tiver um ataque de pânico? “O importante é estar ciente de que os ataques de pânico não são perigosos. Eles se sentem muito desconfortáveis, mas não são prejudiciais ”, diz William Marchand, MD. "Reconheça que não é perigoso e simplesmente deixe passar. Tentar suprimir os sentimentos normalmente os torna piores. ”

E mesmo que a causa exata dos ataques de pânico seja desconhecida, o tratamento profissional - geralmente sob a forma de terapia comportamental cognitiva - pode ajudar. “Exercícios de meditação e atenção plena também são frequentemente ensinados a uma pessoa para ensinar-lhes as habilidades de enfrentamento adequadas”, diz Kate Cummins, psicóloga clínica licenciada.

Quanto a mim, meus ataques de pânico diminuíram com a terapia. Manter um estilo de vida saudável, como ficar com o olho fechado e canalizar a energia ansiosa para estar ativo e malhando, também ajuda tremendamente.

O que você acha?

Você já experimentou um ataque de pânico antes? Como você conseguiu isso? Quais são algumas maneiras de lidar com ataques de pânico ou qualquer tipo de ansiedade?