casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Cortisol Alto e Fígado Gorduroso

O cortisol é um hormônio essencial produzido pelas glândulas supra-renais e é o principal responsável por regular o modo como o corpo reage a momentos de estresse interno ou externo. Por causa disso, o cortisol é comumente chamado de hormônio do estresse. O fígado gorduroso é o acúmulo de excesso de gordura nas células do fígado, e enquanto o fígado gordo pode ser normal, uma ocorrência natural em alguns, pode ser causado pelo alcoolismo, diabetes mellitus ou ganho de peso extremo. Pesquisa preliminar encontrou uma ligação entre o cortisol elevado e casos graves de fígado gordo.

Cortisol e ligação do fígado gorduroso

Um estudo publicado na edição de fevereiro de 2006 da "Clinical Endocrinology" encontrou uma conexão direta entre os níveis de cortisol em homens e doença hepática gordurosa. No estudo, os cientistas descobriram que os pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica tinham hiperatividade crônica no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, o que leva a uma versão subclínica da síndrome de Cushing, a superprodução de cortisol. Os pesquisadores acreditam que o excesso de cortisol leva à formação de esteatose hepática, já que esse hormônio promove depósitos de gordura no fígado.

Níveis elevados de cortisol

O aumento dos níveis de cortisol pode ser causado por estresse físico ou psicológico excessivo ou uma doen conhecida como sdrome de Cushing. A síndrome de Cushing, ou hipercortisolismo, ocorre quando o corpo é exposto a níveis anormalmente altos de cortisol. Esta condição pode ser causada por medicamentos corticosteróides, condições físicas, como tumores da glândula adrenal ou quando a glândula pituitária secreta hormônio ACTH excessivo. Este hormônio, em seguida, desencadeia a produção de cortisol em quantidades excessivas. Como os altos níveis de cortisol estão ligados ao desenvolvimento de depósitos de gordura nas células do fígado, se os níveis de cortisol são reduzidos, os cientistas acreditam a formação de fígado gorduroso diminuirá. Pesquisadores da Associação Helmholtz de Centros de Pesquisa Alemães descobriram que, quando o receptor de cortisol foi desativado em camundongos, os níveis de triglicérides nos fígados de camundongos foram significativamente reduzidos. Após uma investigação mais aprofundada, os pesquisadores descobriram que, na ausência de cortisol, os níveis de proteína HES1 foram aumentados, o que aumenta a produção de uma enzima responsável por quebrar as gorduras no fígado, resultando em uma redução do acúmulo de gordura no fígado. Se os seus altos níveis de cortisol são causados ​​por uma condição médica ou medicação, discuta abaixando seus níveis de cortisol com seu médico. Se níveis elevados de cortisol são causados ​​por estresse físico ou emocional, você pode tomar medidas para reduzir naturalmente esse hormônio. A Universidade do Novo México relata que exercícios aeróbicos ou cardiovasculares provaram reduzir os níveis de estresse. Diminuindo o estresse, seu corpo produzirá naturalmente menos cortisol. Outras formas de gerenciamento eficaz do estresse incluem medicação, exercícios respiratórios e visualização. O Centro Médico da Universidade de Maryland observa que vários estudos mostram que a massagem terapêutica reduz efetivamente os níveis gerais de cortisol e aumenta os níveis de dopamina e serotonina.