casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O peso do efeito assustador tem em sua idade dos cérebros

Obesidade é popularmente ligada a problemas de saúde como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, mas agora seu efeito sobre o cérebro está tomando o centro das atenções. Um novo estudo conduzido pela Universidade de Cambridge descobriu que a composição de A matéria branca no cérebro de adultos com sobrepeso e obesidade de meia-idade foi semelhante à dos adultos mais velhos. Em suma, os cérebros de adultos obesos mais jovens pareciam muito mais idosos.

A substância branca é um tecido que transmite sinais no cérebro, permitindo a comunicação por todo o corpo. A perda de substância branca, no entanto, corresponde à neurodegeneração ou à perda de neurônios no cérebro, o que leva ao desenvolvimento de doenças como as de Parkinson, Alzheimer e Huntington. E isso significa que o excesso de peso pode literalmente prejudicar o cérebro.

“Vivemos em uma população envelhecida com níveis crescentes de obesidade, por isso é essencial estabelecer como esses dois fatores podem interagir, já que as conseqüências para a saúde são potencialmente graves ”, disse Paul Fletcher, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, no estudo.

Como parte do estudo, os pesquisadores coletaram dados de 473 indivíduos cognitivamente saudáveis ​​e os dividiram em grupos obesos. Depois de coletar imagens da matéria branca em seus cérebros, eles descobriram que os indivíduos com excesso de peso tinham muito menos matéria branca do que suas contrapartes mais magras. De fato, a quantidade reduzida de substância branca em seus cérebros estava alinhada com a dos indivíduos magros com 10 anos de idade.

Pesquisadores só viram as diferenças na substância branca em participantes de meia-idade e idosos, o que levou a outra revelação sobre a mente ser vulnerável a partir de uma idade mais avançada. No entanto, os pesquisadores ressaltaram que a obesidade não foi encontrada para ter um efeito sobre a inteligência ou cognição, e sim apenas o envelhecimento do cérebro.

Se estas alterações na substância branca podem ser reversíveis com perda de peso permanece em questão, mas os autores dizem que é um ponto de partida para uma exploração mais profunda dos efeitos do peso.

Mas o que sabemos é que o exercício tem muitos impactos positivos sobre o cérebro, incluindo a longevidade. VOCÊ PENSA?

Sua saúde física afeta sua saúde mental? Quais são algumas das coisas que você faz para manter as duas coisas? Você estará mudando algum de seus hábitos por causa deste estudo e outros como ele?