casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Programas de Prevenção de Drogas e Álcool para Adolescentes

O Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas determinou que os programas de prevenção de álcool e drogas baseados em pesquisa deteriam com sucesso as crianças de usarem drogas. “Com o tempo”, indica o NIDA, “os jovens que participaram dos programas obtiveram resultados melhores do que os que não participaram”. Um dos objetivos dos programas de prevenção do álcool e drogas é ajudar o público a entender o que leva um adolescente a usar drogas e a prevenir Abuso de drogas e eventual vício.

Projeto para não abuso de drogas

Projeto Para não abuso de drogas (Projeto TND) foi desenvolvido para duas populações: Ele pode ser usado como um programa "universal" para todos os alunos do ensino médio , independentemente do seu nível de risco. Também pode ser um programa “seletivo” para adolescentes com maior risco de problemas psicossociais ou comportamentais, visando idosos do ensino médio com um histórico de fracasso escolar. Essas crianças já abusaram de drogas e têm problemas comportamentais.

O objetivo do programa é reconstruir o interesse dos adolescentes na escola e em seu próprio futuro. De acordo com Steve Sussman, Ph.D., o desenvolvedor do programa, o Projeto TND se concentra nas atitudes, crenças, expectativas e desejos dos alunos relacionados ao uso de drogas. O programa trabalha na reconstrução de laços sociais, autocontrole e desenvolvimento de habilidades sociais. Por fim, ajuda os alunos a aprender como tomar decisões que levam a comportamentos que promovem uma vida saudável.

Em doze sessões em sala de aula de 50 minutos, os alunos se envolvem em uma atividade principal altamente interativa e baseada em discussões e que incorpora interpretação de papéis. Uma atividade faz com que os alunos explorem a importância de ouvir e ter uma mente aberta. Os alunos aprendem habilidades necessárias para uma comunicação eficaz. Os exercícios de estereótipos ensinam a consciência do risco de um adolescente ceder a uma profecia auto-realizável e compreender a necessidade de se rebelar contra estereótipos e não abusar de substâncias.

O Projecto TND é eficaz para estudantes de todas as etnias. Ele foi reconhecido e recebeu prêmios de várias instituições, incluindo o Centro de Prevenção de Abuso de Substâncias dos Estados Unidos, o Escritório de Justiça Juvenil dos EUA e o “Projeto Blueprints” do Centro de Prevenção da Delinqüência da Universidade do Colorado, em Boulder. centro para o estudo da prevenção da violência. Guiding Good Choices - Guiding Good Choices é um programa universal desenvolvido pela Channing Bete Company, uma empresa que desenvolve programas para prevenção de drogas, cessação do tabagismo e sucesso escolar. É um programa de prevenção de drogas que desenvolve as habilidades dos pais para reduzir o risco das crianças de usar drogas e álcool. Este programa se concentra no ensino de gestão familiar e habilidades de comunicação para os pais de jovens adolescentes. Ao contrário de outros programas, o Guiding Good Choices treina os pais a identificar os fatores de risco e a desafiar as ideias das crianças sobre adaptação, rebelião e experimentação.

Em um estudo de acompanhamento de quatro anos publicado no “Journal of Consulting and Clinical Psicologia ”, o programa reduziu o consumo atual de álcool em mais de 40%. Reduziu significativamente o desenvolvimento de depressão em adolescentes e também diminuiu a taxa típica de abuso de substâncias.

O Guiding Good Choices foi reconhecido como um Programa Modelo (a mais alta distinção) pela Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA ). Foi identificado como um Programa Modelo pelo National Dropout Prevention Center. O Escritório de Justiça Juvenil e Prevenção da Delinquência nomeou-o Programa Exemplar 1.

Alerta de Projeto

O Alerta de Projeto, desenvolvido pela Rand Corporation, tem um objetivo simples: “Ajudar as crianças a perceberem que nem todos estão usando drogas Rand desenvolveu o Project Alert como um currículo para motivar os adolescentes, dando-lhes as habilidades necessárias para efetivamente resistir a comportamentos e ações negativos. O programa usa vídeos, métodos de ensino interativos, atividades em grupo e técnicas intensivas de interpretação de papéis. É um programa de vários anos que comprovadamente reduz ou impede o consumo de álcool, cigarros e drogas e comportamentos sexuais de risco. É eficaz em escolas com uma variedade de populações socioeconômicas de estudantes de baixo e alto risco.

Resultados de testes de campo em um período de dez anos mostraram uma redução de 38% no consumo de maconha por crianças com risco moderado ; redução no tabagismo e novos fumantes; menor consumo de álcool, redução de bebedores de jovens de alto risco e outros benefícios.

O Project Alert foi designado como um programa exemplar pelo Painel de Especialistas do Departamento de Educação dos EUA em Escolas Seguras, Disciplinadas e Livres de Drogas e a SAMHSA reconhece Alerta de projeto como um programa modelo.