casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Sintomas de desequilíbrio hormonal em mulheres

Sintomas de desequilíbrio hormonal em mulheres podem começar a aparecer já no final dos 20 anos até os 40 anos. De acordo com HealthGuidance.org, sintomas de desequilíbrio hormonal tendem a aumentar à medida que as mulheres envelhecem. Se os sintomas forem ignorados nos anos mais jovens, eles provavelmente se acelerarão nos anos seguintes. Uma relação incompatível entre dois principais hormônios femininos - estrogênio e progesterona - é a principal causa de desequilíbrio hormonal.

Seios Fibrocísticos

Os tecidos da mama de uma mulher são afetados por alterações hormonais durante o período menstrual. Os seios podem ficar inchados, inchados e doloridos. De acordo com o Medline Plus, mais de 60% das mulheres são afetadas por essa condição devido a alterações hormonais durante o ciclo menstrual. Ocorre mais comumente em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos. Os sintomas podem ser mais pronunciados em mulheres que se submetem à terapia de reposição hormonal. As mulheres que usam pílulas anticoncepcionais podem apresentar menos sintomas. Causas de mamas fibrocísticas não são conhecidas definitivamente. Não há evidências científicas que sugiram que comer chocolates, tomar café ou consumir uma dieta rica em gorduras pode resultar em mamas fibrocísticas, sugere Medline Plus. Endometriose

A endometriose representa uma condição na qual tecido semelhante a o revestimento do útero é encontrado em outras partes do corpo. Um sintoma comum da endometriose é a dor pélvica. A dor pode ou não estar correlacionada com o ciclo menstrual. Em muitos casos, a dor pode ser excruciante e dificulta significativamente a vida do paciente. Outros sintomas podem incluir diarréia ou constipação, estômago inchado, sangramento menstrual intenso ou irregular e exaustão física. De acordo com Endometriosis.org, as causas da endometriose permanecem desconhecidas, embora existam várias teorias não comprovadas para explicar as causas. No entanto, a maioria dos pesquisadores concorda que a endometriose é agravada pelo estrogênio. Portanto, a maioria dos tratamentos visam equilibrar os níveis de estrogênio no corpo, na tentativa de reduzir os sintomas.

Hirsutismo O hirsutismo envolve o crescimento anormal de pêlos faciais em mulheres. O corpo do paciente tende a produzir níveis aumentados de andrógenos, os hormônios sexuais masculinos, de seus ovários e glândulas supra-renais. O crescimento de pêlos masculinos no abdômen, seios e lábio superior constituem os sintomas primários. Outros sintomas podem incluir períodos menstruais irregulares, acne, sinais de masculinidade na voz e perda da forma do corpo feminino. De acordo com os números fornecidos pela Universidade de Maryland Medical Center, quase 50 por cento das mulheres com hirsutismo têm níveis elevados de andrógenos. A enxaqueca da Mayo Clinic diz que o desequilíbrio dos hormônios femininos estrogênio e progesterona também pode ter um impacto sobre produtos químicos relacionados com a dor de cabeça no cérebro. Níveis mais baixos de estrogênio no sangue podem agravar dores de cabeça; níveis mais altos podem melhorar a condição. Níveis hormonais flutuantes podem afetar os padrões de dor de cabeça. A queda nos níveis de estrogênio pouco antes de um período pode causar dor de cabeça e aumentar a sensibilidade do paciente à dor. Até 60 por cento das mulheres com enxaqueca se queixam de dores de cabeça antes ou durante os períodos menstruais. O paciente pode usar analgésicos de venda livre para buscar alívio das dores de cabeça menstruais. Um estilo de vida ativo, exercícios regulares, dieta balanceada, sono suficiente e um estado mental relaxado também podem ajudar a reduzir as dores de cabeça.