casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Demasiada soja é ruim para PCOS?

A síndrome dos ovários policísticos, ou PCOS, afeta até 5 milhões de mulheres nos EUA, de acordo com o Escritório de Saúde da Mulher do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Não tem cura e o tratamento envolve o manejo dos sintomas para evitar problemas de saúde. Desequilíbrio hormonal é um dos principais problemas em mulheres com SOP. Mulheres com SOP podem suplementar suas dietas com soja, uma fonte de estrogênio vegetal, para ajudar a melhorar os níveis hormonais. Mas consumir muita soja pode afetar a fertilidade. Consulte seu médico sobre soja e sua saúde antes de fazer alterações em sua dieta.

Hormonas e SOP

Os ovários em mulheres com SOP produzem mais andrógeno - um hormônio "masculino" também produzido por mulheres - do que normal. Altos níveis de andrógeno afetam a ovulação da mulher e o desenvolvimento do ovo e aumentam o risco de infertilidade. De fato, a SOP é a causa mais comum de infertilidade em mulheres, de acordo com WomensHealth.gov. Phytoestrogen em alimentos de soja age um pouco como o estrogênio em seu corpo.

Phytoestrogens e PCOS

Adicionando phytoestrogens em sua dieta pode melhorar os níveis de hormônios, bem como menor risco de doença cardíaca e diabetes, de acordo com um estudo de 2011 publicado no "Jornal Oficial da Isfahan University of Medical Sciences". Este estudo quase randomizado analisou os efeitos da suplementação de fitoestrógenos na forma de Genisteína - o principal fitoestrógeno encontrado em cápsulas de soja nos níveis hormonais e lipídicos em mulheres com SOP em comparação com mulheres com SOP suplementada com placebo. Este estudo encontrou uma melhoria nos hormônios reprodutivos e nos níveis lipídicos nas mulheres que suplementaram com o fitoestrógeno. Os pesquisadores sugerem que os fitoestrogênios de soja podem atuar como um tratamento para as mulheres com SOP.

Demasiada De Soja

Demasiada soja pode aumentar a infertilidade em mulheres. No entanto, a maioria dos dados que relacionam a soja à infertilidade é baseada em estudos com animais. A alta ingestão de fitoestrógenos da soja afeta a reprodução e o desenvolvimento embrionário em ratos. Um estudo em humanos encontrou mulheres que receberam fórmulas de soja quando bebês tiveram períodos mais longos e mais cólicas durante a menstruação, de acordo com um artigo publicado em 2009 no site da Scientific American. Embora esses achados sejam preocupantes, mais pesquisas são necessárias para saber se a soja representa uma ameaça real à saúde.

. Alimentos fontes de soja incluem tofu, leite de soja, edamame, soja, missô, molho de soja, tamari e nozes de soja. Você pode facilmente adicionar soja à sua dieta, fazendo alguns ajustes na sua ingestão habitual. Por exemplo, substituir o leite de vaca por leite de soja, comer uma tigela de sopa de missô no almoço ou comer uma tigela de edamame cozido no vapor. Você também pode substituir a carne no seu habitual refogado com tofu ou tempeh.