casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Atividades para crianças desafiadoras opositoras

Embora possa parecer que todas as crianças são ocasionalmente menos que obedientes quando se trata da solicitação dos pais ou de outros adultos, as crianças com transtorno desafiador opositivo diagnosticado demonstram um padrão contínuo de comportamentos hostis, não cooperativos e desafiadores. . Embora exista uma série de opções de tratamento para uma criança com TDO, as não farmacológicas normalmente apresentam uma combinação de terapia e atividades que ajudam a construir habilidades de resolução de problemas.

Modelando Comportamentos |

Você desempenha um papel poderoso em moldar o comportamento do seu filho. Ele está observando o que você faz e recebendo dicas de suas próprias ações. Uma atividade diária fácil que você pode fazer para ajudar a reduzir os comportamentos desafiantes oposicionistas de seu filho é modelar consistentemente maneiras apropriadas de agir. Enquanto você não enfrenta os mesmos desafios que seu filho, quando ele vê você seguir instruções, lidar com o estresse sem atacar ou cooperar com os outros, ele pode querer seguir o mesmo caminho. Para uma atividade de modelagem mais aprofundada, tente um jogo de dramatização onde você é ele e ele age como você. Crie uma cena em que ele - jogando o papel do pai - lhe diga - fazendo o papel da criança - para fazer algo como pegar seus brinquedos. Trabalhar juntos para chegar a uma conclusão cooperativa.

Redirecionamento

Uma das principais conseqüências da ODD é o conflito resultante que surge da oposição e desafio da criança. Em vez de ceder à natureza não cooperativa do seu filho, o que pode agravar a situação, tente uma atividade de redirecionamento. Se você está tendo uma discussão acalorada - ou se seu filho está tendo seu próprio grito de festa - mude de assunto. Se ela está gritando com você sobre o quão injusto é fazê-la limpar seu quarto, mude o assunto para o livro que ela está gostando de ler. Se você tiver uma criança mais nova, tente redirecioná-la para outra atividade, como jogar fora ou chutar uma bola.

Regras e lista de conseqüências

Ao contrário de uma criança normal, uma criança com TDO terá mais dificuldade em seguir regras e obedecendo ordens. Não espere que o seu filho vai obedecer imediatamente às suas regras porque você grita uma conseqüência no meio de sua birra. Crie uma lista clara de regras que também tenha consequências concretas. Escreva esta lista com o seu filho e coloque-o em um local de destaque em sua casa, como o quadro de avisos da cozinha ou a parede da sala de estar da família. Elabore uma lista de itens ou atividades que você tirará se ele violar as regras. Discuta o que é justo - como tirar tempo da TV - e o que não é. Peça a seu filho que leia as regras diariamente com você para mantê-lo atualizado em sua mente.

Tempos de descanso

À medida que seu filho envelhecer, ele precisará desenvolver as habilidades de autorregulação para gerenciar melhor seu transtorno. Embora isso seja certamente um desafio para qualquer criança com TDO, fazer a transição de seu filho de tempos livres impostos por adultos para tempo livre pode ajudá-la a obter controle sobre seus sentimentos e comportamento. O Hospital de Nova York, Cornell Medical Center, sugere tempos de espera auto-impostos como uma atividade de autogestão que pode ajudar as crianças que sofrem de TDO a mudar sua condição e fazer uma "recuperação". Peça a seu filho que pense sobre suas ações, lembrando-a de dar uma olhada no que ela está fazendo e dizendo, e imponha um autodesapaixonado quando achar necessário. Isso pode significar que ela leva alguns minutos para si mesma ou que se manda para seu quarto para sentar-se em silêncio até que ela se acalme.