casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Meu filho tem falta de energia e é letárgico

Se o seu filho não tiver a quantidade de sono que seu corpo requer, ele provavelmente se sentirá letárgico ao longo do dia. O sistema imunológico de uma criança está enfraquecido e ele pode exibir mudanças comportamentais quando se sente letárgico. Quando você sabe que seu filho está recebendo a quantidade adequada de sono para sua idade e ele tem pouca energia, ele precisa ser avaliado por um médico, pois isso pode ser um sinal de doença.

Causas

Uma possível explicação para a falta de energia do seu filho pode ser a síndrome de Reye. A síndrome é rara e ocorre em crianças menores de 15 anos de idade. Um vírus que pode causar falta de energia é a Hepatite B, que é uma doença do fígado. Uma infecção bacteriana comum, chamada doença da arranhadura do gato, é outra causa de as crianças se sentirem letárgicas. A rubéola é uma doença rara nos Estados Unidos devido à disponibilidade da vacina contra essa infecção, mas ocorre e diminui a energia em crianças. Se seu filho estiver anormalmente cansado, ele pode ter entrado em contato com a Shigella, uma bactéria que ataca o revestimento do intestino grosso produzindo toxinas.

Síndrome de Reye causa vômitos repetidos a cada uma ou duas horas mais de dois a três dias. A criança sente-se letárgica ou sonolenta e depois fica agitada, dilatada, confusa, zangada ou indiferente. As crianças correm o risco de convulsões e coma se a doença progredir. A hepatite B pode fazer com que as crianças experimentem uma perda de apetite, dores musculares e articulares, icterícia, diarréia ou vômitos. A doença da arranhadura do gato pode causar infecções no fígado e no baço, febre prolongada, inchaço da retina, infecção óssea, pneumonia, inchaço dos gânglios linfáticos e encefalite. Se o seu filho tiver febre baixa, erupção cutânea, glândulas inchadas na parte de trás do pescoço ou atrás das orelhas, ele pode ter rubéola. Quando a Shigella entra no corpo de uma criança, inchaço, úlceras na parede intestinal e diarreia com sangue podem ocorrer.

Prevenção /Solução

Evitar o uso de aspirina quando o seu filho tem uma doença viral irá protegê-la contra Reye Síndrome. A vacinação do seu filho com três doses da vacina contra a hepatite B ajudará o seu filho a evitar a infecção pelo vírus da hepatite B. Ensine o seu filho a evitar ser arranhado ou mordido quando brinca com gatos para evitar a doença da arranhadura do gato. A rubéola pode ser evitada com a vacinação do seu filho com a vacina contra a rubéola. A melhor maneira para o seu filho para evitar uma infecção por Shigella é lavar as mãos com cuidado e freqüente.

Considerações

Síndrome de Reye pode afetar qualquer parte do corpo, mas freqüentemente afeta o cérebro eo fígado. Os adolescentes que são sexualmente ativos têm um risco maior de contrair Hepatite B. A doença da arranhadura do gato pode ocorrer se um gato lamber uma ferida aberta ou pele quebrada no seu filho. A rubéola pode ser tão leve nas crianças que os pais podem não saber que há uma infecção. Seu filho pode contrair Shigella facilmente, porque quantidades muito pequenas da bactéria podem causar uma infecção em crianças.

Quando entrar em contato com um médico

Ligue para seu pediatra assim que suspeitar que seu filho pode estar infectado com Reye Síndrome, Hepatite B, doença da arranhadura do gato, Rubéola, Shigella ou qualquer outra doença. Diarréia e vômitos podem levar à desidratação, especialmente em crianças pequenas, então, entre em contato com um médico se ele não estiver urinando regularmente.