casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

A importância de pertencer a adolescentes

Os adolescentes precisam sentir um sentimento de pertencer para se sentirem bem sobre quem são. Aqueles que não têm pelo menos uns poucos amigos chegam a sofrer de isolamento, insegurança e má auto-imagem. Os adolescentes ganham muito de sua identidade das pessoas com quem passam tempo, porque essas pessoas geralmente refletem interesses e crenças semelhantes. Se grupos de pares são encontrados em círculos acadêmicos ou religiosos ou na comunidade de adolescentes, grupos positivos ajudarão a construir um desenvolvimento emocional e psicológico saudável por meio de um forte senso de pertencer.

Pertencimento Positivo

Adolescentes que encontram um lugar seguro em um grupo particular, com aqueles que compartilham interesses comuns, é mais provável sentir um sentimento de pertencimento positivo, o que pode influenciar escolhas e relacionamentos ao longo do caminho. De acordo com a Education.com, o respeito próprio e a autoconfiança adquiridos por fazer parte de um grupo com bons valores podem capacitar um adolescente durante toda a vida. Adolescentes que passam tempo juntos e estão interessados em áreas significativas da vida podem inspirar outras pessoas dentro do grupo a realizar importantes metas de vida.

Graças à convivência social

Adolescentes que têm um senso de pertencer a um determinado grupo aprendem lições valiosas da interação social dentro do grupo. AgWeek.com, em um artigo, "grupos de adolescentes podem ser uma influência positiva", revela que os adolescentes aprendem a se avaliar com base em seus grupos de pares. Os membros dos grupos de pares essencialmente atuam como espelhos, fornecendo feedback importante sobre o comportamento e as personalidades para os membros individuais do grupo. Os adolescentes que fazem parte de um grupo com metas e influências positivas podem ganhar confiança em contextos sociais aprendendo o valor da cooperação para o bem do grupo.

Pressão dos pares

Adolescentes que pertencem a um grupo positivo - e partilham um sentimento de pertença com os membros do grupo - são frequentemente mais capazes de resistir à pressão negativa de outras fontes do que aqueles que são marginalizados. Esses adolescentes geralmente possuem um forte senso de identidade, capacitados por outros de mente e interesses semelhantes. Em um artigo, "A importância das amizades entre adolescentes", BodyandSoul.com.au sugere que os pais ajudem os adolescentes a escolher amigos ou grupos de colegas que tenham influências positivas sobre eles. Os pais podem ajudar seus filhos a escolherem amigos positivos, oferecendo-se nos grupos em que estão envolvidos e conhecendo seus colegas. Ao conhecer os grupos de colegas do seu filho, você pode ajudá-lo a reconhecer características positivas e avaliar quais relacionamentos valem a pena.

Conexões Familiares

Embora nem sempre seja evidente no adolescente típico, ela precisa se sentir profundo sentimento de pertencer à sua família. O senso de família de um adolescente é sua base para pertencer, e mesmo que ela passe mais tempo com seus amigos do que em casa durante a adolescência, saber que há sempre um lugar de aceitação final e amor lhe dá confiança. De acordo com o Fabulous to Be Female, pré-adolescentes ou adolescentes que não se sentem conectados em casa podem procurar satisfação em outros lugares, como drogas, álcool, atividade de gangues e atividade sexual. Incentive a família a pertencer ao seu filho comendo refeições várias vezes por semana e planejando uma noite em que todos devem participar. Vá a um restaurante juntos, faça uma noite de cinema ou jogue um jogo de tabuleiro. Escolha atividades que estimulem a comunicação para que o adolescente compreenda que suas opiniões são valorizadas e respeitadas.

Ligação negativa

Adolescentes que não sentem um sentimento de pertencer à família e aos amigos buscarão a intimidade de maneiras doentias. De acordo com a Dra. Laura Markham, com "Aha! Parenting", o maior preditor de quão cedo uma adolescente se tornará sexualmente ativa é o quão perto ela está de seus pais. Os adolescentes anseiam por afeição e senso de pertencimento, e embora ela comece a experimentar relacionamentos fora de sua família e de amigos mais íntimos, os pais precisam continuar sendo a bússola moral de seus filhos. Markham recomenda que as crianças saibam que podem confiar nos pais emocionalmente até estarem prontas para confiar em si mesmas. Faça isso dando a seu filho adolescente a oportunidade de tomar algumas decisões apropriadas à idade independente de você e apoiá-la no processo. Escutar, ter empatia e sempre começar a escutar ajudará a reafirmar o sentimento de pertencimento do adolescente ao mesmo tempo em que constrói sua autoconfiança.

, , ] ]