casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento de um bebê no útero

O feto passa por uma série de desenvolvimentos rápidos e coordenados no útero. De um único óvulo fertilizado, o embrião em crescimento forma todos os órgãos do corpo em apenas algumas semanas. Nos primeiros meses, o bebê começa a se mexer, sentir o gosto, ver e ouvir. Por nascimento, a criança conhece a voz de sua mãe e está preparada para o primeiro sopro de ar.

Um ambiente estimulante e crescente

O desenvolvimento começa assim que o óvulo é fertilizado pelo espermatozóide. O óvulo fertilizado imediatamente começa a crescer e a se dividir, formando um grupo de células que mais tarde se transformará no embrião. Cerca de 6 dias após a fertilização, as células se ligam ao revestimento do útero. Nos próximos dois dias, eles se tornam firmemente embutidos no revestimento - esse processo é chamado de implantação.

O embrião em crescimento inicialmente recebe nutrição das células que revestem o útero, até que a placenta assuma o controle. A placenta é composta de tecidos da mãe e do bebê em desenvolvimento. O sangue da mãe flui para a placenta e o sangue da placenta viaja através do cordão umbilical até o bebê, fornecendo oxigênio e nutrientes enquanto transporta os resíduos.

Órgãos do Corpo

Como o embrião continua crescendo, o trabalho sistemas de órgãos se desenvolvem. Na terceira semana após a fertilização do óvulo, uma dobra do embrião torna-se o tubo neural, que continuará a se desenvolver no cérebro e na medula espinhal. O sistema circulatório se desenvolve rapidamente, produzindo células sanguíneas que são bombeadas através do embrião de quatro semanas a uma taxa de aproximadamente 105 a 120 batimentos por minuto. Às 5 semanas, o bebê tem uma camada de pele com apenas 1 célula de espessura. Essa pele extremamente fina é transparente, revelando órgãos em rápido desenvolvimento, incluindo os pulmões, o fígado, o estômago, os intestinos, os rins, os olhos e os órgãos sexuais, bem como os braços e as pernas que brotam.

Movimentos e sensações