casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Infância e desenvolvimento na primeira infância

O desenvolvimento da criança começa mesmo antes do nascimento. Uma gravidez saudável e um ambiente positivo na primeira infância são cruciais para o crescimento físico e mental infantil normal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, alguns dos fatores mais prejudiciais para o desenvolvimento na primeira infância incluem desnutrição e deficiências alimentares, falta de oportunidades de aprendizagem e exposição à violência.

Tipos de Desenvolvimento

Existem várias áreas de crescimento e desenvolvimento que ocorrem durante toda a infância e primeira infância. O desenvolvimento cognitivo refere-se ao desenvolvimento do cérebro e à capacidade de aprender. Desenvolvimento psicossocial e emocional são termos que se referem ao crescimento social e emocional de uma pessoa. O desenvolvimento físico engloba o crescimento corporal e o refinamento das habilidades motoras. O desenvolvimento linguístico é a aquisição da fala e da linguagem. O papel do desenvolvimento do cérebro nas células do cérebro desenvolve-se no útero, mas as conexões que permitem que uma criança utilize o conhecimento não ocorrem até depois do nascimento. Essas conexões sinápticas são o resultado de tudo que um bebê experimenta e são muito influenciadas pelo ambiente. O cérebro continua a desenvolver essas conexões ao longo da vida. Até os 8 anos, há uma superabundância dessas conexões, muitas das quais não são úteis. Gradualmente, o cérebro elimina as conexões não utilizadas, deixando espaço para as conexões usadas com mais frequência. Essas sinapses controlam todos os aspectos da vida, incluindo a função motora, a emoção, a interação social, a fala e a aprendizagem.

O crescimento físico de um bebê ocorre mais rapidamente durante o primeiro ano. O bebê médio duplica sua taxa de natalidade aos seis meses e triplica em um ano. As habilidades motoras se desenvolvem rapidamente a partir dos 18 meses, quando a maioria das crianças aprende a andar sem ajuda. O desenvolvimento cognitivo e linguístico acelera por volta dos 2 anos. De acordo com a Clearinghouse on Early Education e Parenting, o período de 2 a 6 anos é o momento mais importante para a aquisição da linguagem. moldou o estudo do desenvolvimento na primeira infância. Jean Piaget, psicólogo do desenvolvimento, teorizou que as crianças progredissem em quatro estágios de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até a adolescência. Sua teoria ajuda a explicar por que as crianças processam novas informações de maneira diferente dos adultos. O psicanalista Erik Erikson desenvolveu uma teoria do desenvolvimento psicológico e emocional ao longo da vida de uma pessoa. Ele afirmou que as pessoas progridem através de oito estágios começando no nascimento, cada um caracterizado por um conflito psicossocial básico.

Considerações

Embora alguns aspectos do crescimento sejam intrínsecos, o ambiente de uma criança desempenha um papel crítico em todas as áreas do desenvolvimento. . Como afirma a Organização Mundial da Saúde, “as primeiras experiências determinam a saúde, a educação e a participação econômica para o resto da vida”. Os pais e os cuidadores podem criar um ambiente estimulante para que bebês e crianças pequenas aumentem o funcionamento cognitivo. Falar e ler para as crianças melhora a aquisição de linguagem e alfabetização. Brinquedos e atividades interativas promovem a saúde física e melhoram as habilidades motoras. As oportunidades de aprendizagem ocorrem todos os dias no ambiente de uma criança.