casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

ADHD Levels

O transtorno de déficit de atenção /hiperatividade (TDAH) é um transtorno na infância com dificuldades em manter a atenção e controlar a hiperatividade e a impulsividade. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 7% das crianças entre 5 e 17 anos têm diagnóstico de TDAH. Existem três níveis ou tipos diferentes de TDAH: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo /impulsivo e tipo combinado.

Tipo predominantemente desatento

Segundo o “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, 4ª edição, texto revisão (DSM-IV-TR), as crianças com o tipo de TDAH desatento principalmente demonstram os seguintes sintomas: 1. A falta de atenção aos detalhes e erros descuidados no seu trabalho. 2. Não ouvir quando os outros estão falando com eles. 3. Dificuldade em seguir as instruções e tarefas de acabamento. 4. Dificuldade em manter a atenção em uma atividade. 5. Evitar ou não gostar de atividades que exijam concentração e esforço, como trabalhos escolares. 6. Dificuldade em se manter organizado. 7. Tornar-se facilmente distraído por barulho ou eventos separados de sua tarefa. 8. Tendência a esquecer itens ou rotinas importantes, como lição de casa ou escovar os dentes. 9. Muitas vezes perde itens, incluindo brinquedos, lápis, lição de casa, etc. Embora eles também possam ter alguns sintomas de hiperatividade e impulsividade, esses sintomas são de menor preocupação. Conforme descrito por Robert Weis em “Introdução à Psicologia Anormal da Criança e do Adolescente”, as crianças com o tipo desatento podem ser negligenciadas e diagnosticadas mais tarde porque seu comportamento não é perturbador. Eles podem parecer esquecidos e distraídos, parecendo incapazes de se concentrar na aula. Outras crianças com esse tipo podem parecer desorientadas ou sonhar acordadas, incapazes de manter sua atenção em uma tarefa.

Predominantemente Hiperativo /Tipo Impulsivo

Conforme descrito no “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, 4ª edição , revisão de texto (DSM-IV-TR), as crianças com o tipo hiperativo /impulsivo apresentam principalmente os seguintes sintomas: 1. Ficar inquietos ou se contorcer na cadeira. 2. Correr ou escalar constantemente, em horários inapropriados. 3. Deixando seu lugar durante a aula ou em casa. 4. Parecendo constantemente em movimento, com muita energia. 5. Conversando constantemente. Dificuldade em jogar em silêncio. 7. Lutando para esperar por sua vez em jogos e atividades. 8. Interromper outras pessoas ou interferir nas atividades de outras pessoas. 9. Blurting respostas antes que a outra pessoa tenha terminado de falar.

Estas crianças também podem apresentar sintomas de desatenção, mas estas não são difundidas o suficiente para justificar o diagnóstico do outro tipo. De acordo com Weis, as crianças mais jovens são mais propensas a serem diagnosticadas com este tipo. Acredita-se que essas crianças possam mais tarde satisfazer os critérios para o tipo combinado, mas seus sintomas de comportamento disruptivo são aparentes anteriormente.

Tipo combinado

Crianças que atendem aos critérios do tipo combinado de TDAH demonstram sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essencialmente, eles atendem aos critérios para ambos os tipos mencionados anteriormente. Conforme descrito por Weis, crianças com o tipo combinado parecem ser as mais severamente afetadas. Eles são percebidos como distraídos, constantemente em movimento, impulsivos, disruptivos e desorganizados. Eles lutam para inibir seus comportamentos. A combinação de problemas de desatenção e comportamento hiperativo e impulsivo leva a dificuldades significativas para essas crianças. A maioria das crianças com diagnóstico de TDAH tem o tipo combinado. , , ] ]