casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Fatores que contribuem para o atraso no desenvolvimento

Atrasos de desenvolvimento ocorrem quando uma criança não atinge marcos de desenvolvimento, como rolar, sentar, andar e falar, ao mesmo tempo que outras crianças. Existem cinco categorias principais de atrasos no desenvolvimento: motor grosso, motor fino, linguagem, cognitivo e social. Um exemplo de atraso no desenvolvimento inclui uma criança de 4 anos que não está falando. "Meu filho sem limites" explica que as crianças muitas vezes são atrasadas em mais de uma área. Uma criança com problemas de fala e linguagem, por exemplo, também pode ter atrasos cognitivos ou sociais.

Fatores genéticos

Fatores genéticos causam alguns atrasos no desenvolvimento. Estes incluem diagnósticos como síndrome de Down, síndrome do X Frágil, síndrome de Rett e distrofia muscular. Tudo isso resulta em múltiplos atrasos que influenciam o desenvolvimento físico, de comunicação e social. A síndrome de Down pode causar atrasos em várias áreas com atrasos significativos relacionados à função cerebral. A distrofia muscular, por outro lado, afeta a marcha, a respiração e outras funções dependentes dos músculos, mas não o cérebro.

Fatores Biológicos

Fatores biológicos podem afetar atrasos no desenvolvimento. Estes incluem perda auditiva, perda de visão, envenenamento por chumbo ou ferimentos na cabeça. Esses fatores biológicos geram atrasos que variam de leves a graves. Uma lesão leve na cabeça pode causar atrasos reversíveis por meio de terapia física ou ocupacional. Alternativamente, a perda auditiva profunda pode causar problemas ao longo da vida sobre a comunicação.

Fatores da gravidez

Problemas de gravidez e parto podem causar atrasos no desenvolvimento. Questões relacionadas à gravidez que afetam o feto incluem incompatibilidade Rh (incompatibilidade sanguínea), exposição a álcool e drogas, infecções virais e toxemia (substâncias tóxicas transmitidas pelo sangue). Durante o trabalho de parto e parto, podem ocorrer dificuldades que causam atrasos no desenvolvimento. Estes incluem trabalho de parto prolongado ou difícil, levando a ferimentos na cabeça ou falta de oxigênio. Além disso, bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer podem sofrer atrasos no desenvolvimento.

Fatores ambientais

O ambiente e a criação em torno de uma criança podem causar atrasos no desenvolvimento. Um exemplo de uma questão ambiental inclui negligência e abuso. O Dr. Bruce Perry, fundador da ChildTrauma.org e professor de psiquiatria e ciências comportamentais da Escola de Medicina da Northwestern University, em Chicago, enfatiza que a falta de cuidados consistentes na primeira infância pode resultar em atrasos no desenvolvimento motor, linguístico, social e cognitivo. Outras questões ambientais que causam atrasos no desenvolvimento incluem depressão dos pais, falta de imunizações e desnutrição.